4 dicas que vão te deixar craque no Drive!
Considerado uma “evolução natural” do Google Docs, o Google Drive é uma aplicação de armazenamento e sincronização de arquivos que foi lançado pelo Google em 2012. Hoje ele abriga o Google Docs – um leque de aplicativos de produtividade, que oferece a edição de documentos de texto, planilhas, apresentações, formulários, salvar arquivos em PDF e muito mais.
O Google Drive é baseado em cloud computing, pois o usuário armazena arquivos por meio deste serviço e pode acessá-los a partir de qualquer computador ou gadget móvel, desde que conectados à uma rede de internet. O drive do Google disponibiliza diversos aplicativos em nuvem, ou seja, não é necessário que o usuário do Drive baixe algum aplicativo para que possa usar.
A gente separou algumas dicas de praticidade para que você aplique no seu dia-a-dia e melhore sua rotina. Dê uma olhada:
1- Salvar anexos do Gmail no Drive
Salve anexos de e-mail no Google Drive para mantê-los em um só lugar.
Quais são os benefícios?
- Organize anexos salvando-os em pastas específicas.
- Salve anexos em pastas compartilhadas para que várias pessoas possam acessá-lo de uma só vez.
- Veja os anexos salvos no Drive em qualquer dispositivo.
Como fazer?
- No Gmail, abra a mensagem com o anexo que você quiser salvar.
- Passe o cursor sobre o anexo e clique em Salvar no Google Drive.
- Escolha a pasta ou crie uma nova e clique em Mover para cá.
Disponível para todas as versões do G Suite
2- Digitalizar arquivos e salvá-los como PDFs usando seu smartphone
Você precisa do PDF de um documento impresso, mas não consegue encontrar um scanner?
Basta digitalizá-lo usando o aplicativo Google Drive e a câmera do seu smartphone.
Quando usar?
Suponhamos que você queira armazenar a cópia de um recibo de uma compra que acabou de fazer, você poderá salvar uma cópia em PDF diretamente no seu Drive e acessá-la de qualquer dispositivo.
Como usar o scanner do Drive:
- Instale e abra o aplicativo Drive no seu Android.
- Toque no botão “Câmera” para tirar uma foto do seu documento.
O documento digitalizado é armazenado no Drive como um PDF, e você pode encontrá-lo com a pesquisa avançada de imagens e texto do Google.
Disponível para todas as versões do G Suite
3- Alterar o tema do seu Drive de equipe
Adicione cor e uma foto à parte superior do seu Drive de equipe para diferenciar os Drives de equipe com facilidade
Instruções:
Você precisa da permissão Acesso total para adicionar um tema.
- No Google Drive, em “Drives de equipe”, clique em um Drive de equipe.
- Na parte superior, ao lado do nome do Drive de equipe, clique na seta para baixo > Alterar tema > Escolher da galeria ou Criar tema personalizado.
- Clique na imagem do tema que você quer usar ou procure uma imagem personalizada e clique nela.
- Clique em Selecionar.
Observação: esse recurso está disponível somente no G Suite Business.
4- Gravar uma videochamada
Se você for o organizador ou for convidado para uma videochamada por alguém da sua organização, você poderá usar o Hangouts Meet para gravar essa reunião. As gravações serão salvas no Google Drive e vinculadas ao evento no Google Agenda.
Quando usar?
- Para gravar apresentações da equipe e compartilhar depois com colegas de trabalho.
- Para gravar material de treinamento e disponibilizar sob demanda para alunos e novos funcionários.
- Para gravar conferências para pessoas que não podem participar presencialmente.
Como fazer?
- Acesse o Meet e inicie ou participe de uma videochamada.
- Quando estiver na reunião, clique em Mais > Gravar reunião e clique em Iniciar.
Observação: os participantes são notificados quando a gravação é iniciada ou interrompida. As pessoas de fora da sua organização, os usuários de aplicativos para dispositivos móveis e as pessoas que ligam para uma videochamada usando um telefone também são notificadas quando a gravação é iniciada ou interrompida, mas não a controlam. - Para interromper a gravação, clique em Mais > Parar gravação.
- Clique em Parar gravação para confirmar. Além disso, a gravação para automaticamente quando todos saem da reunião.
- Aguarde alguns minutos para que o arquivo de gravação seja criado e salvo no Drive.
Um e-mail com o link da gravação será automaticamente enviado para o organizador da reunião e para quem iniciou a gravação. A gravação será automaticamente compartilhada com os participantes da reunião que estão no mesmo domínio que o organizador. - Se você receber um e-mail com um arquivo de gravação, clique nele para abri-lo ou clique em Abrir no Google Drive.
Observação: esse recurso está disponível somente no G Suite Enterprise.
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