Como fazer a migração de dados para a nuvem com segurança?

O uso de dados para uma tomada de decisão estratégica cresce a cada dia, e é importante que a sua empresa esteja atualizada nesse processo, sobretudo com relação à migração de dados.

Nesse contexto, surge o cloud computing, também chamado de computação em nuvem, que pode gerar uma série de dúvidas, exatamente por ser tão recente. É essencial saná-las para fazer a migração com segurança. Caso contrário, você fica sujeito a uma série de problemas, como o mau funcionamento de aplicativos e a perda de informações importantes para o negócio.

Quer tirar as principais dúvidas sobre a migração de dados para a nuvem? Então continue a leitura e descubra os principais erros, bem como os cuidados necessários nesse processo!

Quais os principais erros durante a migração de dados para a nuvem?

Migrar os dados para a nuvem é um processo mais complexo do que parece. Isso porque, durante esse momento, podem surgir vários erros que comprometem as informações que estão sendo passadas. Confira a seguir quais são os principais.

Não dimensionar os dados

O principal erro das empresas ao realizar a migração de dados para a nuvem é a ausência de um dimensionamento do volume de informações que será migrado. Isso gera atrasos no processo e, inclusive, falhas, principalmente se você possui uma grande quantidade de informações que serão passadas.

Não buscar referências

Existem diversos fornecedores disponíveis no mercado, e o provedor escolhido impacta diretamente a eficiência e segurança do processo de migração. Portanto, é essencial que você faça pesquisas para identificar se o fornecedor escolhido tem uma boa reputação no mercado.

Ignorar a segurança das informações

Durante e após o processo de migração, é essencial que você se preocupe com a segurança das informações da sua empresa. Afinal, além do risco de perder os dados, você ainda está sujeito ao ataque de hackers, que podem divulgar informações confidenciais do negócio.

Portanto, preocupe-se com as informações referentes à segurança dos seus dados antes mesmo de realizar a migração.

Quais são os cuidados necessários nesse processo?

Alguns cuidados são essenciais na hora de migrar os dados para a nuvem. Descubra um passo a passo para realizar essa tarefa da melhor forma possível:

  • mensure o volume de informações;
  • planeje todo o processo, estabelecendo etapas e datas específicas para a realização de cada uma;
  • analise os custos e fornecedores;
  • conte com uma consultoria especializada;
  • capacite os colaboradores;
  • realize testes e faça auditorias periódicas.

Como migrar dados entre nuvens?

Outra dúvida muito comum é referente à migração de dados entre nuvens. Esse processo é semelhante à migração de dados que ainda não estão na nuvem para o serviço de cloud computing. Porém, por se tratar de dois ambientes virtuais, é preciso que você tenha uma atenção maior para evitar que informações importantes se percam.

Nesse aspecto, você pode utilizar softwares e ferramentas desenvolvidas especificamente para essa finalidade. Além disso, contar com uma consultoria especializada e uma equipe de especialistas capacitados é outro elemento essencial para o sucesso do processo.

A migração de dados para a nuvem é um processo muito recente e, por isso, é normal ter dúvidas em relação a ele. Com este artigo, você entendeu um pouco mais sobre como garantir a segurança das informações nesse momento e agora está mais preparado para colocá-la em ação na sua empresa e aproveitar todos os benefícios do cloud computing!

Gostou do conteúdo? Então siga a Clara Cloud nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Clara CloudComo fazer a migração de dados para a nuvem com segurança?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *