Conheça a plataforma Google Cloud e suas funcionalidades!

Dentre os vários recursos e produtos oferecidos pela Google, como o Gmail, o buscador Google.com, o YouTube, o Hangouts, Google Maps e outros, um vem se destacando, com a imersão das empresas na Transformação Digital: a Plataforma Google Cloud.

A plataforma de nuvem da Google foi criada para que os gestores e desenvolvedores pudessem executar uma série de serviços baseados em nuvem com segurança, performance e confiabilidade.

Neste post, vamos entender melhor o que é a Plataforma Google Cloud, seus recursos e benefícios. Confira!

Como a plataforma atende a diferentes perfis?

Para quem desenvolve aplicações web, por exemplo, a plataforma de cloud da Google entrega um back-end muito mais estruturado e escalável. Para as aplicações que têm como base a virtualização, a plataforma entrega uma capacidade mais ampla para o gerenciamento de recursos. Já para as empresas que necessitam de soluções de cloud storage personalizadas, a plataforma oferece uma solução de armazenamento mais confiável.

Quais são os recursos disponíveis na Plataforma Google Cloud?

Com a adoção da Plataforma de Cloud da Google, a empresa passa a ter as suas necessidades centrais, como servidores e instâncias virtuais, inteligência artificial, análise de dados, hospedagem de sites, aplicações, banco de dados, backup e armazenamento em nuvem, muito mais simplificadas, ágeis, econômicas e eficientes.

O melhor de tudo é que a empresa paga apenas pelos recursos que utilizar e usufrui da segurança, estabilidade, alta disponibilidade e a robustez que os data centers do Google oferecem para empresas de todos os tamanhos e portes. Mas para aproveitar toda essa potência, é importante que os desenvolvedores conheçam os recursos que a plataforma oferece. Veja quais são.

Google App Engine

Nesse segmento da plataforma, os desenvolvedores têm acesso às hospedagens escalonáveis da Google. Aqui, as ferramentas de desenvolvimento poderão ser utilizadas para criar no próprio App Engine.

Google Compute Engine

Esse recurso, que nada mais é do que uma infraestrutura como serviço (IaaS), possibilita aos seus usuários desde máquinas virtuais até hospedagem de workloads.

Google Container Engine

Esse recurso é um sistema de gestão e orquestração para containers Doker, que são executados dentro da cloud pública da Google. O Google Container Engine tem como base o mecanismo de orquestração containers Google Kubernetes.

Google Cloud Storage

Aqui estamos falando de um recurso projetado para o armazenamento específico de grandes volumes de dados. Para tratar essa gama de informações, a Google Cloud Storage oferece aos seus usuários uma série de opções de armazenamento de banco de dados, baseados em SQL, armazenamento não relacional e outros.

Como a Google Cloud se diferencia de suas concorrentes?

Como acontece com as plataformas concorrentes, como a Amazon AWS, a Google Cloud Platform entrega aos gestores de TI um controle mais amplo sobre o gerenciamento da infraestrutura de cloud computing. Além disso, a plataforma oferece estruturas amplas de segurança e backups automáticos. A capacidade de escalabilidade é garantida por uma estrutura de date centers que está espalhada por todo o planeta.

Outro ponto de destaque para a plataforma é a integração com os outros serviços da Google, que permite um trabalho mais integrado com a G Suite e as outras ferramentas da empresa. Sendo assim, a empresa pode manter uma infraestrutura mais sincronizada, aumentando a performance de seus processos internos e garantindo a segurança dos dados.

Por que apostar nessa plataforma?

Agora que já sabemos o que é a Plataforma de Cloud da Google, seus recursos e diferenciais em relação à concorrência, vamos entender melhor as vantagens que essa solução oferece para os seus usuários. Acompanhe!

Infraestrutura virtual ilimitada

Ao optar pela Google Cloud Platform, o gestor passa a contar com a melhor infraestrutura virtual do mundo. Não há limites para a atuação, seja para o desenvolvimento de sistemas, aplicativos ou soluções web. Não importa o porte e segmento de sua empresa: ao adotar essa plataforma, ela passará a utilizar as mesmas tecnologias utilizadas pela própria Google, em uma poderosa rede global de inteligência extraordinária.

Performance otimizada

As empresas que já estão imersas nos processos de Transformação Digital e que dependem da tecnologia para a otimização de suas ideias e estratégias entendem bem que, para que isso seja possível, é necessário a adoção de uma estrutura confiável, sólida e veloz. É importante ter foco na disponibilidade, para evitar flutuações, que podem significar perda de produtividade.

Custo-benefício

Um dos benefícios da utilização dessa plataforma é que ela exime o gestor de TI da preocupação com a instalação de servidores físicos. Somente essa mudança já permitirá uma economia substancial em curto, médio e longo prazo, além de otimizar o gerenciamento.

Além disso, a plataforma cloud da Google é altamente escalável, permitindo que o gestor adéque a quantidade de recursos às demandas da empresa, ou seja, pagando apenas pelo que realmente utiliza, facilitando o cálculo do ROI. Com o suporte de alta capacidade, o usuário passa a ter à sua disposição profissionais capazes de solucionar qualquer problema em tempo recorde.

Vantagem competitiva

Quando uma empresa adere à Plataforma Google Cloud, ganha uma vantagem competitiva em seu mercado de atuação. Isso acontece pelo ganho de produtividade e um melhor direcionamento nas rotinas e atividades da empresa.

Os gestores de TI, ao automatizarem tarefas como os backups, monitoramento de redes e ao otimizar a infraestrutura como um todo, podem potencializar a gestão. Dessa forma, o foco do gestor de TI vai para os processos que alinham o setor de tecnologia ao core business da empresa.

O resultado é um negócio com uma pegada mais inovadora, com um custo de manutenção menor e a possibilidade de responder às exigências do mercado de forma rápida e eficaz, fazendo a empresa se tornar naturalmente competitiva.

Como uma pequena empresa pode migrar para a Plataforma de Cloud da Google?

As médias e pequenas empresas nem sempre dispõem de uma equipe interna para analisar a viabilidade e a integração de sistemas e para fazer a migração de seus dados e sistemas para a Google Cloud Platform. Nesse cenário, o ideal é contar com uma consultoria, como a Clara Cloud, especialista em Google Cloud Platform, que oferece o suporte e o treinamento necessário para que a empresa faça o melhor uso da plataforma.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da Plataforma Google Cloud para a imersão das empresas na Transformação Digital. É importante entender que a plataforma oferece uma integração completa de ferramentas, permitindo ao negócio virtualizar a sua infraestrutura, criar aplicações e sistemas e simplificar a gestão de TI.

Quer conhecer a Plataforma Google Cloud? Então, entre em contato conosco e entenda como.

Clara CloudConheça a plataforma Google Cloud e suas funcionalidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *