Conheça o Microsoft Azure e saiba como ele funciona!

A computação em nuvem está revolucionando as organizações de diversos segmentos. No entanto, escolher o servidor ideal para o seu negócio não é uma tarefa fácil. Afinal, existem diversas opções boas no mercado, como o Google Cloud e Amazon Web Services, e é preciso conhecer bem as diferenças entre eles antes de implementá-los na empresa e obter sucesso.

Além dessas alternativas, uma gigante da tecnologia também oferece uma solução robusta e poderosa, o Microsoft Azure. Se quiser conhecer essa ferramenta, a fim de melhorar a gestão de TI e os processos internos, não deixe de acompanhar este artigo.

O que é o Microsoft Azure?

O Azure é a plataforma de armazenamento e execução de aplicações na nuvem, oferecida por uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade, a Microsoft. Basicamente, a função desse sistema é oferecer a estrutura para o uso de programas na cloud e para o armazenamento de arquivos.

É uma solução completa que oferece diversas ferramentas e funcionalidades modernas para que usuários utilizem a nuvem e aproveitem seus benefícios. Algumas delas são: análise de dados, bases de dados a fim de armazenar documentos, além de serviços móveis e rede.

Quais as funcionalidades?

Entre as principais características do Azure está o gerenciamento de máquinas virtuais, tanto no sistema operacional Windows quanto no Linux. As máquinas virtuais são ambientes simulados que permitem a execução de programas, mas dispensam a necessidade de uma infraestrutura física.

Além disso, existe também o suporte para tecnologias inovadoras, como internet das coisas (IoT) e machine learning (ML). No caso da IoT, uma rede de sensores sem fio, a plataforma oferece um sistema centralizado de gestão dessa arquitetura, a fim de organizar os componentes e otimizar o monitoramento constante.

No caso do ML, os recursos do Azure ajudam a gerar inteligência para a gestão com análises completa de dados, a fim de fornecer insights relevantes para aprimorar a tomada de decisão.

A solução da Microsoft também fornece suporte para o gerenciamento da rede interna da empresa, com monitoramento, diagnósticos e outras ferramentas que auxiliam no acompanhamento de resultados.

Da mesma forma, o usuário tem acesso a uma plataforma completa e segura para armazenamento dos arquivos, com a possibilidade de realizar cópias de segurança, os backups. Tudo isso com o auxílio da automação para liberar funcionários de funções repetitivas e agilizar os processos.

Quais os diferenciais?

O Microsoft Azure é uma plataforma líder no mercado de computação em nuvem. A sua eficiência é proveniente de uma ampla rede de data centers que abrange 22 regiões do mundo. Ademais, é uma solução para quem se preocupa com a privacidade: o Azure é o primeiro provedor cloud reconhecido por autoridades europeias por estar de acordo com as leis de privacidade e respeitar o novo padrão internacional, o ISO 27018.

Outra característica é o seu suporte técnico sempre prestativo e eficiente. Os membros estão disponíveis 24 horas, nos sete dias da semana. Além disso, existe o monitoramento de integridade dos serviços que funciona o dia inteiro.

Como implementar?

Para implementar, é preciso escolher entre os planos pré-pago e pós-pago. O valor de uso do sistema é simples de gerenciar e é transparente, afinal, o usuário só paga pelo que usa. Caso precise aumentar os recursos, pode automaticamente evoluir para um plano mais robusto.

Também é interessante descobrir qual solução é melhor para a empresa: infraestrutura como um serviço (IaaS) ou plataforma como um serviço (PaaS). A PaaS oferece sistemas e ferramentas na nuvem baseados na infraestrutura interna, enquanto a IaaS fornece todos os serviços necessários na cloud, dispensando a necessidade de computadores físicos.

É importante estruturar a empresa em função do sistema, para que seu funcionamento garanta resultados satisfatórios. Além disso, a gestão deve utilizar indicadores de performance a fim de otimizar a aplicação e ajustar o que for preciso. O acompanhamento vai possibilitar a evolução.

O Microsoft Azure é uma das soluções mais famosas quando o assunto é computação em nuvem. Afinal, garante uma série de benefícios e permite que as organizações aproveitem o máximo de possibilidades que a cloud oferece. Assim, é possível gerenciar melhor a TI e garantir agilidade, economia e eficiência para os processos.

Gostou de aprender mais sobre essa ferramenta? Confira seis razões para apostar na solução da Microsoft.

Clara CloudConheça o Microsoft Azure e saiba como ele funciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *