CRM e computação na nuvem: veja as vantagens de fazer essa integração!

O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas hoje. Por serem plataformas que trabalham com o gerenciamento e agregação dos perfis de clientes, ela oferece substratos importantes a serem trabalhados, bem como permite controlar melhor sua cartela de clientes.

Sua adesão já é um grande benefício para as organizações. É possível, também, melhorar o uso do sistema, integrando-o com cloud computing, e ter todos os benefícios dessas duas plataformas.

Vamos mostrar como isso funciona, quais as principais vantagens no uso de CRM e da computação na nuvem de forma integrada e o que é preciso para realizar essa operação. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.

Como funciona a integração de CRM e computação na nuvem?

Um CRM tradicional funciona como um software comum — tal como o pacote Office que você deve ter instalado em sua máquina. Ela está presente no disco rígido, de forma que apenas as pessoas que têm acesso à máquina poderão utilizar o programa, bem como ter acesso aos documentos criados e salvos ali.

Já o CRM integrado à computação na nuvem não necessita de instalação para que possa ser utilizado. Nesse caso, você acessa a solução, bem como as informações ali presentes por meio de uma conexão de internet, de qualquer máquina, em qualquer lugar e em qualquer horário.

Caso você utilize um sistema já instalado em sua máquina, é fundamental que esse processo de integração seja devidamente acompanhado por profissionais, que conseguirão passar as informações contidas no software para o ambiente cloud sem perdas de dados fundamentais.

É importante, também, ao integrar o CRM e computação em nuvem, realizar um treinamento com seus colaboradores para que aprendam a lidar com as características desse modelo de computação.

Quais são as principais vantagens de integrar CRM com a nuvem?

Ter um CRM integrado com a nuvem pode trazer uma série de benefícios extras que talvez não fossem possíveis com uma solução instalada em seu disco rígido. Confira as principais a seguir.

Facilidade de acesso

Um sistema de CRM na nuvem permite maior facilidade de acesso às informações ali circulantes. Isso porque um funcionário que esteja fora da empresa consegue ter acesso aos dados necessários e realizar as tarefas tranquilamente.

Isso permite, por exemplo, até mesmo implementar políticas de home office em seu negócio, uma tendência cada vez maior nas organizações, que garante maior produtividade e satisfação do seu colaborador.

Aumento da colaboração

Se você trabalha com separação entre os setores de marketing, vendas e pós-vendas, deve compreender o quão difícil é conseguir uma integração entre eles que seja, de fato, eficiente. Muitas vezes, há diversos conflitos internos justamente devido a essas questões.

Por meio de um sistema CRM integrado com a nuvem, torna-se possível aumentar a colaboração entre os setores e melhorar a comunicação entre os membros. Assim, fica mais fácil utilizar as informações de forma mais otimizada para a realização das atividades de cada setor.

Não é necessário que o gestor de marketing envie os dados sobre os clientes para o setor de vendas. O próprio sistema pode ser acessado por qualquer colaborador das duas áreas e permitir que cada uma trabalhe com as informações de que precisam, aumentando os resultados de ambas.

Além disso, esse benefício também possibilita uma maior colaboração entre as áreas, bem como uma aproximação. Com isso, todos — e, principalmente, sua empresa — saem ganhando.

Maior segurança

Imagine perder todas as informações presentes em seu software devido a um desastre tecnológico ou furtos e roubos de informações? Nada bom, não é mesmo?

Uma integração entre sistema CRM e computação na nuvem permite um backup das informações ali presentes. Com isso, elas estarão disponíveis a qualquer momento, independentemente de problemas com os equipamentos físicos.

Além disso, as empresas que trabalham com essa integração também aplicam protocolos de segurança modernos e eficientes, cujo foco é minimizar as chances de problemas devido a ações de cibercriminosos, como sequestros de informações, vazamentos, roubo de dados sensíveis, entre outros.

Redução de custos

Os modelos de software em nuvem, normalmente, são SaaS (Software as a Service), ou seja, você paga por aquilo que utilizar de serviço. Isso pode ser muito vantajoso, substituindo os valores de licenças extremamente caras pelo pagamento em relação à proporção do serviço utilizado, como uma espécie de plano de acesso.

Assim, caso não tenha mais interesse ou não tenha se adaptado ao sistema, basta cancelar a assinatura. Há menor prejuízo, e todos saem ganhando.

Como uma empresa especializada pode auxiliar nessa integração?

Diante de tudo que falamos, fica claro que sua empresa precisa contar com esse tipo de integração para otimizar a rotina. Porém, é necessário que seu negócio realize o processo de implementação da forma adequada, ou os resultados podem ser comprometidos.

Uma empresa especializada fará, por exemplo, toda a análise da atual conjuntura da empresa, verificando quais são os pontos que precisam ser modificados para que possa ter, de fato, uma aplicação de CRM eficiente.

Além disso, ela poderá realizar todos os treinamentos e passar as orientações para os colaboradores sobre como agirem diante dos diferentes cenários que podem ocorrer com o uso da solução.

A migração das informações de um sistema físico para o armazenamento em nuvem também precisa ser realizada com o apoio de profissionais especializados nesse tipo de tarefa. Eles conseguirão fazer o aporte dos dados de forma adequada, sem prejuízo ou perdas de informações.

O CRM permite que as organizações consigam administrar corretamente a sua cartela de clientes, aplicando o marketing de conteúdo, conhecendo melhor o seu público e direcionando esforços com maior eficiência.

Assim, a integração entre CRM e computação na nuvem coloca sua empresa no rol de organizações que priorizam as transformações digitais e querem estar em consonância com esse novo cenário tecnológico que traz maior satisfação ao cliente. Para isso, é fundamental ter como parceiro uma empresa que seja responsável, com especialistas e que consiga trazer os resultados de que sua empresa precisa.

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