Clareando ideias

Dicas e Truques – Limite de e-mails no Gmail

By Clara Cloud on 07/10/2016 in Cloud Computing, Docs

Tentou encaminhar e-mails do seu Gmail e recebeu as seguintes mensagens?

  • Você atingiu o limite de envio de e-mail.
  • Você atingiu um limite de envio do Gmail.
  • Você excedeu o número máximo de destinatários.

Não, não se trata de um erro.

É importante lembrar que, para manter o funcionamento dos sistemas e a segurança da conta, o G Suite limita a quantidade de e-mails que você pode enviar, restringindo, assim, o número de textos enviados por dia e o número de destinatários por mensagem.

Depois de atingir um desses limites, você não poderá encaminhar novos e-mails por até 24 horas, evitando assim que seu domínio caia em listas negras de spam, mas poderá acessar sua conta e continuar a recebê-los normalmente.

Nesse momento você deve estar se perguntando: Ok, mas qual o meu limite então?

Fizemos uma tabelinha para te ajudar com essa questão:

Tipo de limite Descrição Limite
Mensagens por dia Limite de envio diário* 2.000 (500 para contas de avaliação)
Mensagens encaminhadas automaticamente Mensagens encaminhadas automaticamente de outra conta; não incluso no limite de envio diário 10.000
Filtro de e-mail para encaminhamento automático Filtros de conta que encaminham e-mails automaticamente 20
Destinatários por mensagem Endereços nos campos Para, Cc e Cco de um único e-mail* 2.000 (500 externos)
Destinatários por mensagem enviada via SMTP (por usuários do Acesso POP ouIMAP). Isso inclui e-mails enviados por smtp-relay.gmail.com ou smtp.gmail.com Endereços nos campos Para, Cc e Cco de um único e-mail* 100
Total de destinatários por dia Endereços individuais que contam em todos os e-mails enviados; cinco e-mails enviados para 10 endereços contam como 50 destinatários* 10.000
Destinatários externos por dia Endereços de e-mail fora do domínio principal, incluindo aliases de domínio e domínios alternativos 3.000
Destinatários exclusivos por dia Endereços individuais são contados uma vez por dia; cinco e-mails enviados para 10 endereços são contados como 10 destinatários exclusivos* 3.000 (2.000 externos, 500 externos para contas de avaliação)

*Aplicável tanto a destinatários internos quanto externos

Caso não tenha jeito e você precise encaminhar e-mails em massa, existem algumas alternativas.

Para enviar uma grande quantidade de mensagens, como, por exemplo, em uma campanha de marketing, siga uma dessas opções:

  • Divida as comunicações em massa em dois dias diferentes. Envie mensagens para um grupo de destinatários e aguarde 24 horas antes de enviar para o outro.
  • Google Groups for Business: Envie mensagens para vários endereços de e-mail usando um só endereço de grupo. Os administradores podem usar os Grupos para entrar em contato com todos os usuários da organização adicionando todos que estão no domínio a uma lista de e-mails.
  • Google Apps Marketplace: Faça download de aplicativos compatíveis. Lembrando que as soluções do Google Apps Marketplace são criadas por terceiros para o público geral, portanto, o Google não oferece suporte técnico para eles.
  • SMTP Relay: Para utilização em ferramentas de envio de e-mails, autorize seu endereço IP e utilize outro endereço SMTP para disparo de e-mails com um limite de até 10.000 mensagens em um período de 24 horas.

Curtiram as dicas?

Ainda está em dúvida ou se interessou pelo assunto? Entre em contato com a Clara Cloud e aproveite todas as funções que o Google disponibiliza para deixar o seu trabalho mais prático.

Já conhece as nossas redes sociais?

Siga-nos em:

Facebook – https://www.facebook.com/clara.services

G+ – https://business.google.com/b/109309010899572015184

Linkedin – https://www.linkedin.com/company/clara-cloud-services?trk=biz-companies-cym

Twitter – @clara.services

Estamos prontos para auxiliar pelo telefone: (11) 3588-4163, ou pelo e-mail: contato@claracloud.com.br

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *