Dicas & Truques: Google Drive

4 dicas que vão te deixar craque no Drive!

Considerado uma “evolução natural” do Google Docs, o Google Drive é uma aplicação de armazenamento e sincronização de arquivos que foi lançado pelo Google em 2012. Hoje ele  abriga o Google Docs – um leque de aplicativos de produtividade, que oferece a edição de documentos de texto, planilhas, apresentações, formulários, salvar arquivos em PDF e muito mais.

O Google Drive é baseado em cloud computing, pois o usuário armazena  arquivos por meio deste serviço e pode acessá-los a partir de qualquer computador ou gadget móvel, desde que conectados à uma rede de internet. O drive do Google disponibiliza diversos aplicativos em nuvem, ou seja, não é necessário que o usuário do Drive baixe algum aplicativo para que possa usar.

A gente separou algumas dicas de praticidade para que você aplique no seu dia-a-dia e melhore sua rotina. Dê uma olhada:

 

1- Salvar anexos do Gmail no Drive

Salve anexos de e-mail no Google Drive para mantê-los em um só lugar.

Quais são os benefícios?

  • Organize anexos salvando-os em pastas específicas.
  • Salve anexos em pastas compartilhadas para que várias pessoas possam acessá-lo de uma só vez.
  • Veja os anexos salvos no Drive em qualquer dispositivo.

Como fazer?

  1. No Gmail, abra a mensagem com o anexo que você quiser salvar.
  2. Passe o cursor sobre o anexo e clique em Salvar no Google Drive.
  3. Escolha a pasta ou crie uma nova e clique em Mover para cá.

Disponível para todas as versões do G Suite

2- Digitalizar arquivos e salvá-los como PDFs usando seu smartphone

Você precisa do PDF de um documento impresso, mas não consegue encontrar um scanner?

Basta digitalizá-lo usando o aplicativo Google Drive e a câmera do seu smartphone.

Quando usar?

Suponhamos que você queira armazenar a cópia de um recibo de uma compra que acabou de fazer, você poderá salvar uma cópia em PDF diretamente no seu Drive e acessá-la de qualquer dispositivo.

Como usar o scanner do Drive:

  1. Instale e abra o aplicativo Drive no seu Android.
  2. Toque no botão “Câmera” para tirar uma foto do seu documento.

O documento digitalizado é armazenado no Drive como um PDF, e você pode encontrá-lo com a pesquisa avançada de imagens e texto do Google.

Disponível para todas as versões do G Suite

3- Alterar o tema do seu Drive de equipe

Adicione cor e uma foto à parte superior do seu Drive de equipe para diferenciar os Drives de equipe com facilidade

Instruções:

Você precisa da permissão Acesso total para adicionar um tema.

  1. No Google Drive, em “Drives de equipe”, clique em um Drive de equipe.
  2. Na parte superior, ao lado do nome do Drive de equipe, clique na seta para baixo > Alterar tema > Escolher da galeria ou Criar tema personalizado.
  3. Clique na imagem do tema que você quer usar ou procure uma imagem personalizada e clique nela.
  4. Clique em Selecionar.

Observação: esse recurso está disponível somente no G Suite Business.

4- Gravar uma videochamada

Se você for o organizador ou for convidado para uma videochamada por alguém da sua organização, você poderá usar o Hangouts Meet para gravar essa reunião. As gravações serão salvas no Google Drive e vinculadas ao evento no Google Agenda.

Quando usar?

  • Para gravar apresentações da equipe e compartilhar depois com colegas de trabalho.
  • Para gravar material de treinamento e disponibilizar sob demanda para alunos e novos funcionários.
  • Para gravar conferências para pessoas que não podem participar presencialmente.

Como fazer?

  1. Acesse o Meet e inicie ou participe de uma videochamada.
  2. Quando estiver na reunião, clique em Mais > Gravar reunião e clique em Iniciar.
    Observação: os participantes são notificados quando a gravação é iniciada ou interrompida. As pessoas de fora da sua organização, os usuários de aplicativos para dispositivos móveis e as pessoas que ligam para uma videochamada usando um telefone também são notificadas quando a gravação é iniciada ou interrompida, mas não a controlam.
  3. Para interromper a gravação, clique em Mais > Parar gravação.
  4. Clique em Parar gravação para confirmar. Além disso, a gravação para automaticamente quando todos saem da reunião.
  5. Aguarde alguns minutos para que o arquivo de gravação seja criado e salvo no Drive.
    Um e-mail com o link da gravação será automaticamente enviado para o organizador da reunião e para quem iniciou a gravação. A gravação será automaticamente compartilhada com os participantes da reunião que estão no mesmo domínio que o organizador.
  6. Se você receber um e-mail com um arquivo de gravação, clique nele para abri-lo ou clique em Abrir no Google Drive.

Observação: esse recurso está disponível somente no G Suite Enterprise.

Ficou interessado na solução e ainda não tem GSuite? Entre em contato conosco e melhore o desempenho e a colaboração de suas equipes!

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