Freshworks: conheça as vantagens de uma plataforma 360

O mercado consumidor está, a cada dia, mais competitivo. Para manter-se relevante e superar a concorrência, é preciso empregar as melhores estratégias, a fim de garantir a satisfação dos clientes. Para isso, nada melhor que contar com uma solução que vá abranger seu negócio como um todo, em 360°.

Mas você sabe como essas ferramentas funcionam? Não se preocupe, pois o objetivo deste artigo é explicar os principais pontos e detalhes sobre a Freshworks e as soluções oferecidas para que você possa identificar os benefícios de sua utilização. Boa leitura!

O que é essa plataforma 360º?

A Freshworks é uma empresa que desenvolve e mantém soluções que vai desde gestão de vendas até o suporte técnico e atendimento aos clientes, automatizar processos, facilitar e aprimorar a relação entre as áreas, e aumentar a satisfação de clientes internos e externos.

Pensando em facilitar a comunicação interna e o relacionamento com o cliente, a Freshworks, criou uma série de ferramentas que, juntas, formam a Freshworks 360, que compreende atendimento ao cliente, service desk, ferramentas de chat, telefone via Voip, gestão de vendas (CRM) e mais, tudo em um só lugar.

Vamos conhecer em mais detalhes três das suas principais ferramentas: o Freshservice, o Freshdesk e o Freshsales.

Gestão de Serviços e Ativos — Freshservice

Esse serviço oferece aos seus usuários uma gestão completa de TI, gestão dos ativos, de solicitação de serviços até a aplicabilidade no setor de compras (com os catálogos de produtos e serviços). É um sistema simples, eficiente e totalmente personalizável segundo as necessidades da empresa. Sua plataforma é bastante intuitiva e amigável ao usuário, especialmente nos dispositivos móveis.

Por meio dele, é possível criar e gerenciar tickets de suporte, implementar soluções para incidentes, oferecer serviços por meio de um catálogo para diferentes departamentos e automatizar o suporte ao usuário, permitindo que ele pesquise soluções na base de autoatendimento.

Gestão de Atendimento — Freshdesk

Já o Freshdesk, solução de atendimento, oferece otimização e gerência de tickets. Com ele, é possível criar e configurar toda uma estrutura de helpdesk. Ou seja, o gestor pode receber chamados via e-mail, chat ou redes sociais. Ele pode, ainda, estipular regras de automação para organizar demandas e delegar tickets a uma determinada pessoa. Também existe um sistema de gameficação, que visa melhorar o atendimento ao consumidor e mensurar a produtividade da equipe responsável com um sistema mais dinâmico para o operador.

Gestão de Vendas — Freshsales

O Freshsales é um CRM (Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) que automatiza os processos comerciais. O sistema tem como principal objetivo estreitar os laços entre cliente e a empresa, a ponto de converter leads, diminuir o ciclo de vendas e aumentar o índice de fechamento.

Com essa ferramenta, é possível classificar contatos de acordo com sua longevidade na empresa, gerar lead scoring e monitorar suas interações. Também há a possibilidade de se realizar uma integração entre e-mail e telefone.

Apesar de ser um sistema completo, ele pode, opcionalmente ao usuário, oferecer soluções de forma integrada com outras ferramentas de atendimento da Freshworks, entre elas o Freshchat e o Freshcaller.

Quais são os seus benefícios?

Conforme vimos até aqui, as tecnologias oferecidas pela Freshworks pode proporcionar inúmeros benefícios para as empresas que se utilizam de seus serviços. Citaremos alguns exemplos a seguir.

Gestão e automação de serviços

As soluções oferecem automação dos serviços de gestão. Dessa forma, o profissional pode gerenciar diversos setores, reduzindo tempo e gerando economia. No Freshsales, por exemplo, é possível capturar clientes automaticamente a partir de formulários, aprimorar os seus perfis, atribuir representantes e registrar chamadas.

O Freshdesk permite automatizar tarefas comuns e repetitivas e especialmente automatizar o atendimento a fim de garantir um suporte ao cliente mais eficiente. Essa automação resulta em uma economia de tempo da equipe, que pode ser remanejada para setores mais importantes.

Segmentação da equipe

A equipe pode ser setorizada por área geográfica, tamanho da oportunidade ou outras opções. É possível segmentar os leads pelas áreas com maior índice de venda ou com maior potencial de negócios. O sistema também gera as tarefas e reuniões da equipe, com a possibilidade de exibir alertas por e-mail um pouco antes do compromisso, se o usuário assim o configurar.

Atendimento e suporte ao cliente

Com o uso da ferramenta Freshdesk, a empresa pode oferecer um helpdesk mais ágil e eficiente. O usuário é capaz de identificar sua dúvida em um autoatendimento, ou utilizar um sistema de tickets para solucionar suas dores. O cliente conta com uma plataforma de solicitação de tickets unificada para todos os serviços oferecidos. Eles são todos gerenciáveis a partir de um único local, o que gera maior agilidade e facilidade no atendimento.

Controle do funil de vendas

O Freshsales oferece um pipeline visual de vendas, onde a localização das oportunidades é gerada em todos os estados. É possível filtrá-las e classificá-las por data e tomar decisões referentes ao funil de vendas durante todo o processo. O gestor pode priorizar diferentes transações comerciais a cada dia, identificar gargalos, prever possibilidades de negócios e, assim, tomar decisões mais precisas e eficazes.

Aumento da satisfação do cliente

Ao receber um atendimento mais rápido, eficiente e personalizado, sem necessitar de tanta espera, o cliente torna-se mais satisfeito. O bom atendimento a ele prestado lhe confere a certeza de que está trabalhando com uma empresa que zela pelo seu excelente atendimento e satisfação, e sente-se confortável nessa relação.

Acompanhamento de métricas

Cada vez mais, as pequenas e médias empresas se utilizam de ferramentas tecnológicas que auxiliam na automação e melhor gerenciamento dos processos. Decisões baseadas em dados melhoram o desempenho da equipe e têm o poder de encantar o cliente, além de gerar uma maior facilidade na gestão e proporcionar melhora nos serviços prestados.

Um consumidor insatisfeito tende a abandonar o carrinho online ou não retornar a um estabelecimento comercial. Ele também oferece um mau testemunho da empresa para outras pessoas. As soluções da Freshworks auxiliam no aumento da satisfação desses clientes.

A Clara Cloud Services é Representante da Freshworks no Brasil e partindo de um mesmo propósito de ajudar empresas a uma melhor experiência com o seu público final, a Clara oferece treinamento, suporte, configuração e implantação de todas as soluções.

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