G Suite | O pacote de soluções do Google

Se você ficou um tempo sem utilizar as ferramentas do Google, deve ter estranhado que o antigo Google Apps for Work não existe mais. Ele se transformou na ferramenta de serviços G Suite, que reúne uma série de produtos da empresa, como Gmail, Hangouts, Google Agenda, Drive, Docs, Planilhas, Apresentações, Sites, App Maker, Vault, entre outros.

Desenvolvido pelo mesmo criador do Chromebook, Ranjen Sheth, o objetivo é, por meio das ferramentas corporativas disponibilizadas, facilitar o dia a dia das empresas, com maior inteligência, expertise e eficiência.

A substituição de outros aplicativos e softwares mais caros permite não só um aumento de produtividade, mas economia financeira — e com a vantagem de que, mesmo utilizando toda a infraestrutura Google, o pacote pertence exclusivamente ao domínio da empresa.

Achou interessante esse conceito? Está conhecendo o G Suite apenas agora? Leia nosso artigo e saiba mais sobre esse pacote de ferramentas e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Quais são os tipos de G Suite?

É importante você saber que o G Suite possui três versões, que se encaixam com diferentes tipos e tamanhos de empresas. Entenda mais sobre cada uma delas a seguir.

G Suite Basic

O G Suite Basic é um pacote de aplicativos colaborativos que oferece e-mail profissional, agendas compartilhadas para organizar reuniões e eventos com mais facilidade, edição de documentos, armazenamento e backup de arquivos com segurança na nuvem, entre outros recursos. Ele conta com o suporte da Google 24 horas por dia, sete dias por semana e também a central de alertas do G Suite, em caso de problemas.

G Suite Business

O G Suite Business oferece todos os recursos encontrados no Basic, com funcionalidades extras voltadas para empresas que necessitam de uma estrutura mais completa — como o Google Vault, uma ferramenta totalmente direcionada para Compliance e Auditoria, Drives de Equipe, armazenamento ilimitado (caso tenha mais de 5 usuários ou 1 TB/usuário caso tenha menos de cinco usuários) entre outros.

Também possui mecanismos de controle e segurança mais complexos do que o pacote básico, podendo definir políticas de retenção de e-mails e bate-papos, além de rastreamento de atividade dos usuários.

G Suite Enterprise

O G Suite Enterprise é o pacote premium do G Suite. Além de ter todas as funções da versão Business, ele conta com controles e recursos avançados e previne o vazamento de informações com uso de tecnologia de criptografia sofisticada para gerenciar seus arquivos.

Outros recursos exclusivos desse pacote são o Cloud Identify Premium, políticas de maior transparência no acesso, ações de prevenção contra perdas de dados no Gmail e no Google Drive, integração do Gmail com ferramentas de arquivamento desenvolvidas por terceiros para políticas de compliance, entre outros pontos essenciais para grandes empresas.

Quais os benefícios do G Suite para os desenvolvedores?

O G Suite é um conjunto de ferramentas que traz uma série de benefícios para os desenvolvedores, permitindo uma maior liberdade e eficiência em seus trabalhos, como veremos a seguir.

  • o desenvolvedor pode contar com o espaço em nuvem para trabalhar, seja no desenvolvimento das aplicações, seja para backup de informações;
  • a gestão interna da organização pode ser feita de forma simplificada, por meio dos diversos serviços oferecidos pelo G Suite (agenda, e-mail, armazenamento de documentos, entre outros);
  • conta com um painel intuitivo e simples, o que facilita não só o trabalho dos gestores, mas também dos próprios colaboradores ao mexer nessa interface;
  • acessibilidade aos principais documentos da empresa por meio do Google Docs ou Google Drive.

Além de todos esses pontos, os desenvolvedores podem trabalhar em cima da criação de soluções que, por meio do G Suite, possam melhorar a colaboração em equipe. A própria plataforma e aplicações disponibilizadas permitem isso.

Quer ver um exemplo? Toda a equipe pode trabalhar, de modo conjunto, em um mesmo documento. As edições são salvas em tempo real, na nuvem. E, com as regras de acesso definidas pelos desenvolvedores, é possível utilizar recursos de edição e visualizar quem está presente e realizando cada uma das alterações.

Isso permite um trabalho mais colaborativo e eficiente a longo prazo. Também pode ocorrer a comunicação entre os membros por meio do bate-papo embutido no Google Docs, facilitando o contato entre os funcionários, sem ter que realizá-lo no documento ou mudar para outros tipos de messengers.

Quais os benefícios do G Suite para os clientes?

Um dos principais pontos a ser levantado acerca dos benefícios do G Suite para sua empresa é em relação à criação de autoridade perante os clientes. Todos os recursos utilizados levam a um reforço da autoridade da marca. Por exemplo, o Gmail permite a personalização com foto e nome de quem está encaminhando a mensagem.

Isso dá um ar mais profissional para a empresa, deixando claro que as pessoas que la trabalham sabem o que estão fazendo — não são amadores. Também é um reforço de identidade da marca, fazendo com que ela seja lembrada mais facilmente pelo público. Outro ponto é que se torna possível fazer um e-mail profissional para seus colaboradores, de forma que cada um deles tenha um contato específico da empresa.

O pacote de soluções também prioriza a segurança de todos os dados dos clientes, com uma criptografia robusta e confiável. Os desenvolvedores podem definir o tempo que os dados serão preservados. Caso não seja mais necessário, eles podem ser removidos automaticamente, minimizando as chances de que cibercriminosos acessem bancos de dados obsoletos, dando maior segurança para o cliente.

Por que utilizar o G Suite?

O G Suite traz uma série de funcionalidades essenciais do mundo corporativo em um mesmo ambiente, de forma segura, profissional e com a chancela de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo — a Google.

Ele auxilia no aumento de produtividade da sua organização, bem como minimiza problemas com atrasos e esquecimento de tarefas (Google Agenda auxilia nesse processo). Também dá um ar mais profissional para sua comunicação com os clientes e propicia um ambiente seguro para os desenvolvedores criarem soluções para seu ambiente interno.

Além disso, podemos falar sobre a facilidade de uso. Afinal, seus colaboradores, com certeza, já tiveram contato com algum dos produtos do Google que são oferecidos pelo G Suite (Google Drive, Google Docs, Gmail, entre outros), o que torna o processo de implementação facilitado.

Outro ponto importante é que, para documentos criados a partir da plataforma, há espaço infinito de armazenamento, garantindo que seus colaboradores poderão armazenar documentos e planilhas importantes sem preocupação com consumo de recursos e garantindo um backup eficiente. Além disso, caso extrapole os recursos do plano para outros documentos, você pode expandir de acordo com a necessidade, contratando-o com o Google.

O preço também é bastante competitivo quando comparamos com o valor praticado por outros concorrentes, tornando-o acessível principalmente para pequenas e médias empresas, que não dispõem de muitos recursos para aquisição de plataformas e pacotes de serviços robustos. Há planos de US$ 6, tornando-o acessível até mesmo para Microempreendedores Individuais (MEI).

Além disso, a praticidade de acesso dos recursos por meio de qualquer smartphone com Android (no caso de aplicativos) ou por qualquer máquina também é um grande atrativo no uso do G Suite. Assim, por meio de qualquer dispositivo, mesmo que não seja robusto ou com grandes recursos, pode ter acesso às ferramentas disponibilizadas pelo pacote.

Se quiser saber mais sobre essa e outras ferramentas Google, nos deixe ajudá-lo a transcender o uso da tecnologia em nuvem e a encontrar a melhor solução para sua empresa.

Entre em contato, converse com um de nossos consultores e veja o quanto as soluções oferecidas por essa gigante da tecnologia pode auxiliar a sua empresa a crescer, por meio de uma gestão e organização eficientes. Tire suas dúvidas e faça um orçamento de implementação do G Suite em seu negócio.

Clara CloudG Suite | O pacote de soluções do Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *