Descubra agora as vantagens de implementar ITIL em TI!

Atualmente, muito se fala sobre boas práticas na TI. Não importa se durante o desenvolvimento de um software, o levantamento dos requisitos ou a interação entre membros da equipe: práticas saudáveis e eficientes são essenciais. Por essa razão, muitas organizações estão empregando o ITIL em TI. Mas você sabe o que é isso?

ITIL é a sigla para Information Technology Infrastructure Library — ou Biblioteca de Infraestrutura e Tecnologia da Informação. Diz respeito a um conjunto de boas práticas para se aplicar em TI. É um modelo bastante flexível e pode ser usado em qualquer estratégia de TI, garantindo maior foco na experiência e nos objetivos do usuário.

Muito interessante, não? Agora que você sabe o que é a biblioteca ITIL, vamos ver as principais vantagens de aplicá-la em TI?

Serviços e produtos mais confiáveis

O ITIL fornece uma estrutura extremamente propícia para aumentar a confiabilidade dos serviços e produtos da empresa. Isso porque permite que tudo ocorra com agilidade, além de diminuir o tempo para correção de falhas. Dessa forma, os desenvolvedores podem se concentrar mais na qualidade dos produtos.

Aumento da satisfação dos clientes

Quando se aplica um conjunto de políticas positivas dentro de uma empresa, não é apenas ela que enxerga seus benefícios: os consumidores e parceiros financeiros também percebem as mudanças quando o funcionamento de uma instituição se torna mais eficiente. Como o ITIL em TI consegue alinhar a empresa às necessidades dos usuários, os índices de satisfação são ampliados.

Proatividade na gestão de riscos

O ITIL propõe formas de identificar riscos com antecedência, prevenindo adversidades e reduzindo custos com incidentes. As técnicas utilizadas para prever esses incidentes são, por exemplo, o diagrama de Ishikawa e o método de Kepner e Tregoe. Após sua aplicação, os serviços se tornam proativos, beneficiando tanto a própria empresa quanto seus clientes.

Melhora no atendimento do usuário

O ITIL também engloba práticas voltadas para a Central de Serviços, ou seja, o setor da empresa preocupado em receber o feedback dos clientes. Assim, o ITIL propõe algumas ações como: utilizar um plano de atendimento, sanar alguns incidentes logo no primeiro atendimento, conduzir o cliente para o setor que resolverá seu problema etc. Tudo isso deixa a relação com os usuários mais positiva.

Funcionamento em diversos ambientes

Sabendo que existem vários perfis de negócio no mercado, o ITIL permite que você o implemente em ambientes variados. Não é necessário aplicar todos os princípios propostos pelo ITIL. Você pode, simplesmente, escolher quais deles se encaixam no seu negócio. Assim, você não perde tempo implementando estratégias que não darão retorno positivo.

Viu como é vantajoso implementar ITIL em TI? Na prática, você vai ver que toda a infraestrutura fica organizada e fluida, contribuindo para um aumento na satisfação do usuário. Caso você tenha interesse, mas não saiba por onde começar, não se preocupe! Existem empresas especializadas na implementação do ITIL que podem ajudar você.

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