Metodologia ágil na gestão de projetos: qual usar na rotina de trabalho?

Você já ouviu falar em metodologia ágil na gestão de projetos? É um conjunto de estratégias com o objetivo de solucionar problemas tradicionais da gestão de projetos. Entre os seus benefícios, abre espaço para a rapidez e eficiência ao realizar os projetos, aumenta a interação entre o time, agiliza a identificação e correção de erros e facilita a adaptação a novas possibilidades.

Essa metodologia é muito relevante para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Isso porque melhora a qualidade das entregas e, como o próprio nome já indica, a agilidade dos resultados.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra quais são as principais ferramentas da metodologia ágil na gestão de projetos!

SCRUM

O SCRUM é uma metodologia que ganhou visibilidade na utilização em reuniões, porém ele vai muito além desses momentos. O SCRUM consiste em dividir o projeto em pequenas etapas, chamadas de sprints, que têm metas objetivas e rápidas de serem alcançadas e um período bem determinado para que isso aconteça, chamado de time box. O time box, na maioria das vezes, não deve passar de 4 semanas.

As reuniões do SCRUM devem ser realizadas diariamente, mas todas devem ser bastante objetivas. São reuniões rápidas, que podem variar de 2 a 15 minutos, dependendo da complexidade do projeto. Nelas, cada colaborador informa o que fez no dia, se precisa de ajuda, dificuldades que esteja enfrentando e andamento do projeto.

Isso permite que você tenha acesso a um relatório diário sobre o projeto e possa emitir feedbacks constantes sobre as atividades realizadas por cada um dos membros, de forma a evitar imprevistos ou problemas que só seriam detectados ao final.

Quando termina um ciclo de sprint, deve-se realizar uma nova reunião para avaliar os resultados e detectar erros, corrigindo-os prontamente. Com isso, você também consegue planejar o próximo sprint — com a eliminação de problemas evidenciados pelo anterior.

XP

XP é a sigla para Extreme Programming, outra metodologia ágil que pode ser implementada na rotina de trabalho da sua empresa. Ela é mais indicada para projetos de desenvolvimento de sistemas ou outras atividades relacionadas à tecnologia da informação.

Ela reúne uma série de práticas que pode melhorar a qualidade dos resultados finais e agilizar as entregas. A mais conhecida delas é a chamada programação em pares, na qual dois programadores desenvolvem o mesmo código, ao mesmo tempo, utilizando a mesma máquina. A ideia aqui é que um desenvolva enquanto o outro sirva como um auxiliar, observando, buscando erros e auxiliando na resolução de problemas e melhoria da qualidade do projeto.

O jogo de planejamento forma outra técnica bastante conhecida. Ele deve ocorrer uma vez por semana entre a equipe de desenvolvimento e o cliente. Nele, o cliente explica as necessidades e os desenvolvedores planejam as atividades da próxima semana, de forma a estabelecer prioridades e levar transparência aos clientes. Todas essas atividades estão baseadas nos princípios do XP, que envolvem a comunicação e o feedback constantes.

Kanban

Como você acompanha o andamento dos projetos da sua empresa atualmente? Pois saiba que o Kanban pode ser o seu maior aliado nesse aspecto.

Ele é um método utilizado para organizar as atividades a serem realizadas e controlar o andamento de cada uma delas, de forma bastante simples e visual. Isso porque o Kanban é organizado em quatro colunas: a fazer, hoje, em andamento e feito. Cada projeto deve ser dividido em pequenas atividades e todas elas são colocadas na primeira coluna (a fazer). À medida que o time trabalha, as atividades são reorganizadas para que sejam inseridas nas colunas adequadas.

No caso de vários projetos simultâneos, você pode delegar uma cor para cada um deles, o que facilita a identificação. Além disso, o Kanban deve ser de fácil acesso a todos os membros do time, podendo ficar em uma das paredes da sala na qual vocês trabalham ou, até mesmo, em uma plataforma virtual a qual todos tenham acesso.

Lean

A metodologia Lean é outra técnica ágil que pode ser utilizada na rotina de trabalho da sua empresa. Lean, traduzido literalmente, significa enxuto, e é exatamente sobre enxugar, ou melhor, eliminar os desperdícios que essa metodologia trata.

O objetivo aqui é fazer um diagnóstico completo na organização, de forma a entender quais são as principais fontes de “vazamento” de tempo, energia, recursos, capital humano, entre outros. A partir disso, o objetivo é eliminar esses desperdícios, ao máximo, para fazer mais com menos.

Para que você entenda melhor, imagine que os seus colaboradores estejam desenvolvendo um projeto, mas você percebe que eles passam muito tempo tentando solucionar determinado problema recorrente ou se dedicando a atividades que não são prioritárias. Ao aplicar a metodologia Lean, você consegue identificar esse tipo de situação e, a partir disso, é capaz de desenvolver estratégias para eliminar o problema e priorizar atividades — o que também contribui para otimizar o tempo e elevar a energia da sua equipe.

Adicionalmente, isso serve para os recursos materiais da empresa e até mesmo para o espaço físico, uma vez que a metodologia Lean busca eliminar os desperdícios em todas as suas frentes de atuação, de forma a criar uma empresa enxuta, que consiga gerar o máximo de resultados com o mínimo de investimento.

A metodologia ágil na gestão de projetos chegou no meio corporativo e já se mostra como um diferencial competitivo para que as empresas se destaquem no mercado. Portanto, se você deseja melhorar a gestão de projetos e potencializar os resultados do negócio, apostar nessa estratégia pode ser a melhor solução. Para isso, além de seguir as metodologias apresentadas, você pode investir em ferramentas como Retrace e Agilo. Dessa forma, aumenta a agilidade na geração de resultados e ainda evita uma série de problemas e erros, melhorando a qualidade das suas entregas aos clientes.

Quer saber outra forma de aumentar a produtividade do seu time? Então leia o nosso próximo artigo e descubra como os bots podem ajudar!

Clara CloudMetodologia ágil na gestão de projetos: qual usar na rotina de trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *