Conheça 5 vantagens do mobile cloud para empresas

O mobile cloud computing (MCC) é o modelo de computação em nuvem no qual inserimos os dispositivos móveis e as conexões LTE ou 4G, de acesso rápido. Por meio de plataformas de mobilidade, diversas organizações conseguem ter acesso a soluções robustas hospedadas em nuvem, atendendo às mais diferentes áreas, como vendas, marketing, entre outros.

O MCC é uma tendência cada vez mais presente nas organizações e que pode trazer resultados incríveis quando bem utilizada pelas instituições. Por isso, é fundamental entender quais as principais vantagens que ele traz para sua empresa.

Veja agora cinco benefícios do mobile cloud computing para empresas! Boa leitura!

1. Suporte a várias plataformas

Um ponto interessante do MCC é que ele pode ser aplicado às diferentes plataformas mobile, dispositivos e sistemas operacionais. Sua universalidade é uma característica primordial, já que não é preciso fazer adaptações para cada dispositivo e plataforma.

2. Backup de dados

Para muitas empresas, esse é um fator extremamente delicado e importante. Afinal, a disponibilidade dos dados pode ser fundamental para o core business de muitos gestores. Pense, por exemplo, para uma clínica médica. Ter os prontuários sempre disponíveis para que os médicos, os enfermeiros e os demais profissionais possam acompanhar o histórico do paciente e atualizá-lo é fundamental para diagnósticos mais precisos.

O mobile cloud computing permite um backup de dados mais seguro em múltiplas plataformas móveis. Sendo assim, não importa o momento ou o dispositivo que utilize, você terá condições de acessar as informações imediatamente.

3. Mais confiabilidade

O mobile cloud para empresas permite o armazenamento em redundância dos dados e aplicativos, ou seja, em diversos dispositivos e servidores em locais diferentes. Dessa forma, as chances de perdas de informações nos dispositivos mobile reduzem drasticamente.

Além da confiabilidade no que concerne à disponibilidade da aplicação, o mobile cloud computing também é mais confiável acerca da segurança de dados. Os provedores aplicam uma série de protocolos importantes que minimizam a obtenção de dados por cibercriminosos. Estão entre o rol de ações a verificação de vírus, detecção de desvios, verificação de autenticação, entre outros.

4. Escalabilidade

Um dos grandes benefícios da cloud computing de modo geral e que é intensificada pelo mobile cloud para empresas é a escalabilidade de serviços. A implementação dos aplicativos em dispositivos mobile pode ser feita e devidamente dimensionada de acordo com os períodos de sazonalidade da empresa. Se for necessário um fluxo maior de recursos, é possível oferecê-los e reduzi-los posteriormente quando a demanda diminuir.

Os provedores conseguem, assim, expandir ou reduzir recursos para um aplicativo ou serviço, de forma imediata, sem burocracias.

5. Redução de custos

Pelo uso da nuvem, os provedores de serviços podem compartilhar recursos entre todos os usuários, conseguindo diluir o valor investido na aquisição do serviço de cloud. Essa possibilidade faz com que até mesmo pequenas e médias empresas consigam arcar com a migração de forma tranquila e possam investir em computação em nuvem.

Assim, vemos como o mobile cloud computing é cada vez mais utilizado pelas empresas, principalmente pela facilidade que o uso de dispositivos móveis traz para todas as organizações no que concerne ao acesso remoto e ao gerenciamento de dados.

A computação em nuvem é um dos grandes ganhos da Transformação Digital que vem ocorrendo nos últimos anos. Saiba mais informações sobre a relação entre TD e cloud computing em nosso artigo.

Clara CloudConheça 5 vantagens do mobile cloud para empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *