O que é o gerenciamento de dados em nuvem e quais os seus benefícios?

Se você está habituado à gestão de TI, certamente já ouviu falar sobre cloud computing (computação em nuvem) e sabe que o gerenciamento de dados em nuvem é uma estratégia consolidada pelas empresas. Com o alto fluxo de dados que está sendo gerado dentro das organizações, devido à Transformação Digital, está cada vez mais inviável manter estruturas dedicadas para gerenciá-los.

Além do gerenciamento, o ambiente em nuvem traz uma série de outros benefícios para as empresas, como maior segurança, acessibilidade, redução de custos, facilidade de sincronização, agilidade, entre outros.

A empresa ganha em mobilidade, pois os profissionais passam a poder acessar os dados em múltiplos dispositivos, aumentando produtividade. Outro fator importante é que essa centralização beneficia a gestão orientada a dados, ou seja, com o uso das ferramentas corretas, será possível fazer análises preditivas.

Neste post vamos entender melhor os benefícios do gerenciamento de dados em nuvem e como ele pode ser aplicado em sua empresa hoje mesmo. Confira!

Quais áreas são abrangidas pelo gerenciamento de dados em nuvem?

Quando a empresa decide migrar os seus dados para gerenciá-los na nuvem, facilita a captação e a transformação das informações em insights que contribuem para o crescimento do negócio.

Os resultados são sentidos não apenas no setor de TI, mas em todos as áreas da empresa que dependem da análise de dados para nortear a gestão: do setor financeiro, com suas projeções de crescimento, até o setor de RH, que acompanha o desempenho dos profissionais e cria base de dados para novas contratações.

O negócio como um todo ganha um enorme impulso com o gerenciamento de dados na nuvem, acompanhado de um bom sistema de gestão, que permita a centralização de dados, acesso remoto e a obtenção de métricas e estatísticas.

Quais são os benefícios de sua implementação?

O gerenciamento de dados em nuvem possibilita aos setores de uma empresa melhoria nos seguintes quesitos:

Redução de custos e provisionamento de recursos

Quando a empresa opta por basear os seus dados em nuvem, ela deixa de gastar com hardwares, recursos, pessoal e insumos que teria para manter um servidor local.

Com a nuvem, a empresa paga apenas pelo que utilizar, podendo provisionar os gastos, direcionando melhor o orçamento para cenários futuros. Fica muito mais fácil escalar, pois não há a necessidade de investimento pesado em equipamentos, apenas a troca de planos em seu provedor de nuvem.

Tempo de implantação reduzido

Se, para criar uma estrutura de armazenamento e gerenciamento de dados físicos, a empresa necessitaria de tempo para o projeto, alocação de recursos, treinamento de equipe e aquisição de pessoal, com a nuvem, basta que o provedor disponibilize o volume exato que a empresa necessita e faça a migração. Pronto!

Gerenciamento simplificado

Quando a empresa migra a sua infraestrutura para a nuvem, o gestor de TI pode focar as suas atenções no controle de acesso, dando maior segurança para os dados. Com a mobilidade, em que os profissionais podem trabalhar de qualquer lugar e com qualquer dispositivo, é importante que haja uma filtragem nesses acessos, inclusive com a adoção de um VPN.

Além disso, será mais fácil executar tarefas importantes do gerenciamento de dados, como a estratificação automática ou bloqueio de dados, para sustentar requisitos de conformidade.

É possível terceirizar esse serviço?

Para fazer a migração para a nuvem, a empresa necessitará lidar com uma série de desafios, para os quais nem sempre estão preparadas. As pequenas e médias empresas não precisam se sacrificar para aproveitar os benefícios do gerenciamento de dados em nuvem, pois podem contratar uma empresa especializada para ajudá-la nessa missão.

Assim, será possível tomar as medidas efetivas para que essa transição seja feita de forma segura, sem grandes investimentos, com um valor pré-acordado entre contratante e contratado.

Como vimos neste post, o gerenciamento de dados em nuvem pode otimizar a atuação de todos os setores de uma empresa, tornando o acesso muito mais facilitado. Entre os principais benefícios estão a redução de custos e a facilidade de gestão. Além disso, o gerenciamento em nuvem vai muito além de uma necessidade de manutenção, podendo auxiliar a empresa a aumentar o volume de vendas.

Quer saber como aumentar as vendas usando solução em nuvem? Descubra agora!

Clara CloudO que é o gerenciamento de dados em nuvem e quais os seus benefícios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *