Clareando ideias

Selo de verificação de dados: saiba como funciona

By Clara Cloud on 12/04/2017 in Cloud Computing, Docs, Gmail

Selo de verificação de dados: saiba como funciona.

Fique atento, nem tudo na internet é verdade. Uma notícia está se espalhando e você quer ter certeza se é verdadeira? A Google te ajuda a descobrir isso.


Sempre com a intenção de ajudar as pessoas a se manterem informadas e mostrar conteúdos que sejam relevantes, a Google preza pela qualidade da informação, motivando os criadores de conteúdo a continuarem produzindo material sério e responsável.
No entanto, existem centenas de novas notícias sendo publicadas a cada minuto, todos os dias, e a quantidade de conteúdo disponível para os usuários é enorme.
O problema nisso é que nem tudo é fato ou verdade, dificultando que as pessoas façam a distinção entre realidade e ficção.
Para impedir que notícias falsas se espalhem, em fevereiro deste ano foi anunciado o “selo de verificação de fatos” para alguns dos artigos que aparecem no Google Notícias do Brasil.
Ele é extremamente útil, pois identifica reportagens cujas informações tenham sido verificadas pelos próprios veículos de mídia ou por organizações especializadas em checagem.
Para que isso funcione, a Google buscou ajuda das páginas Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública, conhecidas por já checarem se as informações que circulam na mídia são verdadeiras ou não, e o selo será emitido para aqueles que estão com informações corretas.
Os fatos podem apresentar conclusões diferentes caso sejam revisadas por mais de um editor e ele tenha ideias diferentes sobre a questão, no entanto, isso garante que as pessoas desenvolvam suas próprias opiniões e que não apenas compartilhem qualquer material que leiam.
Os publishers (geradores de conteúdo) que quiserem utilizar esse recurso devem usar o código Schema.org ClaimReview nas páginas específicas em que foram checados os depoimentos públicos (documentação aqui) ou usar o Share the Facts widget, desenvolvido pelo Duke University Reporter Lan e Jigsaw. Apenas veículos que são determinados por um algoritmo com uma fonte reconhecida de informação estarão qualificados para essa inclusão. Finalmente, o conteúdo deve estar de acordo com as políticas gerais que se aplicam a toda a estrutura de dados, com os critérios para cada selo do Google Notícias e com os padrões de prestação de contas e transparência, legibilidade ou representação adequada de um site como descrito nas Diretrizes Técnicas do Google Notícias.
Para saber mais sobre esse recurso, visite a Central de Ajuda.

Fonte: Blog do Google Brasil

Aproveite para acompanhar as nossas redes sociais:
Facebook
G+
Linkedin
Twitter

Caso precise nos contatar:
Telefone: (11) 3588-4163
E-mail: contato@claracloud.com.br
Site: http://claracloud.com.br
Estamos à disposição!
Equipe Clara Cloud

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *