Para aqueles que gostam de organização e que não abrem mão das facilidades que a tecnologia nos apresenta todos os dias, esse artigo vai para vocês!
Sabia que é possível otimizar seu trabalho usando uma das ferramentas que o Google Apps for Work disponibiliza entre seus serviços? Sim, é possível! E o melhor? É muito simples.
Conheça o Google Formulários, uma forma prática e rápida de receber feedbacks e organizar sua rotina sem a necessidade de acumular papéis em gavetas ou em seu ambiente de trabalho.
Para localizar a ferramenta basta ter uma conta no Google e acessar o seu Google Drive. Clique em “Novo”, em seguida em “Mais” e a opção Formulários vai aparecer para ser selecionada.
Essa função, agora aprimorada para facilitar a vida corrida dos profissionais, permite que você crie perguntas com múltipla escolha – inclusive sinalizando ao sistema qual a resposta correta que se espera.
Você pode inserir as respostas na ordem que for mais conveniente para o seu objetivo ou excluir uma por uma clicando no “x” ao lado delas.
Para o caso de questionamentos em que as pessoas não precisam acessar todas as perguntas, é possível configurar o formulário para que este avance até uma determinada página, dependendo da resposta escolhida. Isso facilita o andamento do processo e evita que os usuários tenham acesso a perguntas que não se aplicam a elas.
A opção testes, dentro do Google Formulários, também facilita na sala de aula, permitindo ao professor, além de criar pequenas provas rápidas, incluir explicações e materiais de revisão para reforçar ainda mais o aprendizado. Ou para funcionários de RH, em entrevistas de emprego, agilizando os processos de seleção.
O Dr. Ismael Piedra, professor do Instituto Tecnológico de Monterrey, passou a utilizar a ferramenta como uma forma de avaliação após suas palestras, para verificar a compreensão dos alunos e se suas informações estavam sendo transmitidas de forma clara. Houve uma excelente aceitação de ambas as partes.
Outro educador que também utilizou e aprovou foi Nick Marchese, professor da Escola Carroll Berkeley, no Brooklyn, que adotou os testes como forma de melhorar o seu ensino. “Depois que os alunos fazem o teste, eu posso verificar o resumo das respostas para ver as perguntas que foram muitas vezes erradas. Se vários estudantes erraram a mesma questão, então começamos a próxima aula revendo o assunto”. Aliás, Nick diz que os alunos adoram o feedback imediato que recebem.
Vivemos um tempo em que a tecnologia está em seu ápice, desenvolvendo a capacidade de facilitar a nossa rotina e invadindo todos os nossos dias – da nossa casa ao nosso trabalho. Podemos tirar um proveito gigante disso. Talvez seja tempo de, ao invés de tentar remar contra a maré, encontrar formas de incluir essas facilidades para que todos ganhem com isso.
Conheça algumas maneiras efetivas de usar o Google Drive do Google Apps for Work:
- Autoavaliação: tanto professores quanto profissionais de RH podem usar esse recurso para que os estudantes/funcionários possam preencham questionários a respeito do seu desempenho pessoal ou da rotina de trabalho/aulas. Os resultados são rápidos e permitem um planejamento adequado de acordo com as necessidades de cada turma.
- Modelos: há formulários prontos que podem ser usados em diversas situações diferentes. Uma ótima fonte de inspiração para aquelas atividades mais complexas que exigem um documento mais detalhado.
- Workshops: com a opção de colaboração e compartilhamento, todos podem escrever e editar, trocando conhecimento e experiência.
- Organização de tarefas: ótima forma de organizar as tarefas do dia a dia, excluindo de vez a necessidade de diversos e-mails trocados, que podem fatalmente se perderem.
- Prazos: o Google Calendário é uma excelente ferramenta de organização para prazos, permitindo que ninguém perca datas e horários de reuniões, provas, apresentações e palestras, sendo alertados pelo próprio sistema.
- Fontes: para os professores, uma ótima forma de criar um banco de dados com fontes confiáveis para pesquisas, o que irá impedir que os alunos busquem informações em qualquer lugar, correndo o risco de obter orientações incorretas.
- Multimídia: para deixar suas apresentações mais interessantes, recursos multimídia podem e devem ser utilizados. Desenhar nos slides, oferecer links de imagens e incluir textos flutuantes dentro da apresentação pode trazer um toque diferenciado.
- Banco de dados: faça um banco de dados com informações de seus alunos, clientes ou funcionários, com e-mails, telefones e endereços. Isso permite que você ganhe tempo no caso de organizar excursões, eventos, palestras ou reuniões fora da empresa.
- Votações democráticas: algo importante precisa ser decidido e todos os envolvidos precisam participar dessa decisão? Faça isso pelo Google Formulários e permita que eles expressem suas opiniões, garantindo, até mesmo, o anonimato.
Ainda está em dúvida ou se interessou pelo assunto? Entre em contato com a Clara Cloud Services e aproveite todas as funções que o Google disponibiliza para deixar o seu trabalho mais prático.
Para atendê-lo com mais conforto, mudamos de endereço:
Avenida Pedroso de Morais, 2120 – Pinheiros, São Paulo/SP
Estamos prontos para auxiliar!
Telefone: (11) 3588-4163 / E-mail: contato@clara.services
Referências para o texto:
http://googleforwork.blogspot.com.br/2016/07/give-feedback-faster-with-Quizzes-in-Google-Forms.html
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/09/19/1050736/12-maneiras-efetivas-usar-google-drive-educaco.html
http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/10484-como-criar-formularios-no-google-docs.htm