Proteções e controles integrados para Drives de Equipe
Visando a segurança sempre, em março de 2018 a Google anunciou novos recursos para os clientes do G Suite.
Entre eles, estão os novos controles que irão ajudar os usuários a proteger conteúdos altamente confidenciais nos Drives de Equipe e que serão lançados em todos os domínios do G Suite Business, Enterprise e Education.
O processo será concluído em partes, portanto, os controles de administrador foram lançados em todos os domínios no dia 30 de maio, enquanto os controles de usuários finais foram lançados a partir do dia 4 de junho, para domínios configurados com atualizações rápidas, e a partir de 18 de junho em domínios configurados para atualizações programadas.
Inicialmente, estará disponível apenas para o Google Drive na Web.
Confira abaixo em detalhes:
Configurações de usuário para proteger os arquivos do Drive de Equipe
Com esse recurso os usuários* podem modificar as configurações de qualquer Drive de Equipe para especificar se podem ser:
- Compartilhados com usuários que não estão em seus domínios;
- Compartilhados com usuários que não são membros do Drive de Equipe;
- Transferido, copiado ou impresso.
* Para modificar essas configurações, os usuários devem estar no mesmo domínio que o Drive de Equipe e ter acesso total.
Para mais informações sobre como modificar essas configurações, visite a Central de Ajuda.
Configurações padrão controladas pelo administrador para novos Drives de Equipe
Para proteger informações confidenciais, os administradores do G Suite podem definir configurações padrão para os Drives de Equipe recém-criados em seus domínios ou em unidades organizacionais individuais.
Atenção, nenhuma dessas proteções será ativada se não for configurada pelo usuário:
- Impedir que membros com acesso total modifiquem as configurações do Drives de Equipe;
- Impedir que os usuários da sua organização criem novos Drives de Equipe;
- Impedir que pessoas fora do domínio acessem arquivos no Drives de Equipe;
- Impedir que não membros acessem arquivos no Drives de Equipe;
- Evitar que os membros copiem e imprimam arquivos do Drive de Equipe.
Note que, a menos que seja impedido que membros de acesso total modifiquem as definições do Drive de Equipe, esses podem alterar as configurações (a partir dos padrões) depois de criados.
Para mais informações sobre como selecionar essas configurações padrões no Admin Console, acesse a Central de Ajuda.
Informações adicionais sobre configurações de proteção
- Os administradores do G Suite podem modificar as configurações de qualquer Drive de Equipe individual em seu domínio.
- Se as proteções forem mais restritivas do que as aplicadas anteriormente, serão válidas as do Drive de Equipe. Isso significa que alguns usuários podem perder o acesso aos documentos quando as configurações do Drive de Equipe forem colocadas em prática.
- Se um documento com proteções mais restritivas for colocado em um Drive de Equipe com proteções menos restritivas, as proteções originais do documento ainda serão aplicadas. As restrições permanecerão sempre em vigor, a menos que especificamente alteradas ou removidas desse documento.
- Um documento terá apenas as proteções aplicadas ao Drive de Equipe enquanto ele estiver dentro dele. Se for movido para um local diferente, nenhuma das proteções será movida junto. No entanto, qualquer proteção em vigor antes de estar em um Drive de Equipe ainda serão aplicadas.
Para reduzir o vazamento de dados, incentivamos os administradores do G Suite a começarem a usar essas configurações em seus domínios hoje mesmo. Como informado anteriormente, inicialmente os controles estão disponíveis apenas para o Google Drive na Web (drive.google.com).
Para mais informações sobre os Drives de equipe, visite a Central de Ajuda e o Centro de Aprendizagem.
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