Para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata. Além da cor azul, há quem se disponha a deixar o bigode crescer durante o mês de novembro (o que é conhecido em alguns países como “movember”, uma mistura das palavras inglesas moustache e november). A ideia é que o novo visual proporcionado pelo bigode pudesse simbolizar a mudança da forma como os homens “encaram” os cuidados com a própria saúde.
Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de Novembro existe um esforço da mídia para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la antecipadamente e ajudando a tirar o estigma dos exames que ajudam nas rotinas de check-up médico.
A única forma de garantir a prevenção do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre exames, que permite ao médico avaliar alterações glandulares, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e se necessário, exames mais específicos como o de sangue.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente por alterações na glândula detectadas no exame de toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata.
Não deixe que o preconceito te impeça de cuidar de si, seja o herói da sua saúde!
Fontes: