Kaspersky Lab descobre o golpe do lápis de cor

Já somam mais de 560 mil pessoas atraídas pela campanha maliciosa que promete material escolar gratuito!

Aproveitando esse novo período do ano, cibercriminosos brasileiros lançaram uma campanha maliciosa no WhatsApp prometendo material escolar gratuito, usando o nome da empresa Faber-Castell. Ao clicar no link, o usuário seria direcionado para o site e, ao compartilhar a mensagem com 5 amigos no WhatsApp, o suposto prêmio era liberado.

Um fator interessante dessa campanha maliciosa é a coleta de dados pessoais; logo na primeira página são solicitados número de telefone, e-mail e endereço da vítima. Tais dados ajudam os criminosos a cometerem mais fraudes futuramente.

Depois de ceder as informações, é solicitado aos usuários que encaminhassem o link para mais 5 contatos ou grupo do Whatsapp, o que ajuda a disseminar ainda mais o golpe, que até o dia 7 de janeiro, já registrava mais de 600 mil acessos. Com isso os criminosos ainda conseguem criar um banco de dados com informações fornecidas pelos usuários, além de conseguir novos números de telefone para aplicar golpes em mais pessoas.

“Em 2019 o WhatsApp continuará a ser o principal vetor de disseminação de golpes e fraudes no Brasil. O timing dos criminosos é sempre o de escolher temas que atraiam o maior número possível de visitantes ao site fraudulento e, assim, potencializar os ataques”, afirmou Fábio Assolini, analista sênior do GREAT Team da Kaspersky que achou o golpe.

Este golpe é bastante comum pelo Whatsapp e uma novidade nessa campanha é o uso do Facebook Messenger – outro aplicativo de mensagens instantâneas bastante utilizado no Brasil. Na página maliciosa foi inserida a opção de compartilhar o link por esse aplicativo, o que indica que os criminosos estão buscando diversificar as plataformas usadas nos ataques.

Para evitar cair neste tipo de golpe, especialistas recomendam tomar cuidado com conteúdos recebidos, em particular quando vêm de desconhecidos. É importante também verificar se não tem nenhuma irregularidade nos links, que muitas das vezes podem ter algum erro de ortografia, letra trocada ou palavras que não fazem sentido com o que está sendo proposto, coisas que os criminosos fazem para aquela página parecer com uma verdadeira. Outra dica é: desconfie de promoções que parecem boas demais e dizem presentear usuários com brindes em troca de compartilhamento.

Por isso, é imprescindível contar com uma proteção contra ciber-ameaças e vírus reforçada para os seus dispositivos. O número de ataques como este vem crescendo este tipo de golpe só vai diminuir quando não houver mais vítimas fáceis. A Kaspersky Lab fornece produtos que te ajudam a identificar estes sites e páginas maliciosas e que protege seus dispositivos diariamente.

Entre em contato conosco, iremos identificar qual a melhor solução para você e para o seu negócio:

• T.: +55 11 3588-4163

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Uncategorized

Doe sangue. Salve vidas

Porque junho vermelho? Sim, é comum que os bancos de sangue do país fiquem com falta de estoque durante o inverno, quando, é época de doenças

Leia mais »

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP