A tecnologia exerce um impacto positivo na satisfação do cliente, afinal, a sua utilização a permite automatizar processos, oferece uma vantajosa redução de gastos e ainda ajuda a organizar o espaço, melhorar o desempenho da empresa e promover vantagens competitivas.
Continue a leitura para conhecer algumas estratégias nas quais utilizamos a TI com foco no cliente para auxiliar no processo de satisfação dos clientes.
Oferecer melhorias na comunicação
A criação de um canal de comunicação com o consumidor é a chave para o bom relacionamento dele com a empresa. O cliente pode ser atendido online, em tempo real. Isso gera uma maior comodidade, pois ele não precisa se locomover até a empresa telefonar para solucionar alguma dúvida ou problema.
O setor de TI pode indicar uma solução de call center ou um software de atendimento que auxilie de fato os consumidores. Seus profissionais também podem desenvolver um chatbot (uma espécie de chat automatizado) ou seja, um sistema de mensagens que permita uma comunicação mais rápida e efetiva entre cliente e empresa.
Utilizar Big Data
Podemos descrever o Big Data como o grande volume de dados disponíveis e que são passíveis de serem coletados, analisados e transformados em tomadas de decisão de ação em uma organização. A empresa deve recolher o maior número de informações possíveis do cliente sem ser invasiva.
Isso é possível com a coleta dos dados do Big Data e sua correta interpretação. Os dados analisados auxiliam a descobrir o perfil do consumidor, seus gostos, o que o desagrada e o que espera da empresa. Tais informações são preciosas para o desenvolvimento de novos produtos. A expectativa é atendida, aumentando, assim, a satisfação dos clientes.
Otimizar processos
Usando automação de processos, empresa e cliente podem contar com ferramentas mais eficientes e ágeis, otimizando os processos e atendendo às expectativa do consumidor, que deseja um rápido atendimento. A otimização também permite o desenvolvimento de produtos de melhor qualidade, com menos risco de falhas e, consequentemente, de retrabalho.
Criar canais de autoatendimento
O autoatendimento fortalece a sensação de instantaneidade. O cliente não precisa aguardar a intervenção humana: ele pode solucionar suas dúvidas diretamente numa base de conhecimento ou com a inteligência artificial, seja por meio de um aplicativo, solução ou um chatbot.
O seu índice de satisfação melhora consideravelmente ao ver sua dúvida ser atendida de forma instantânea. É possível também a intervenção humana, em tempo real, para os casos em que a inteligência artificial não for capaz de solucionar a dúvida do cliente.
Utilizar pesquisas de satisfação
A realização de pesquisa de satisfação auxilia o gestor da sua empresa a descobrir o ponto no qual está acertando e também em quais os aspectos precisa melhorar. Os resultados colhidos oferecem uma visão sobre a expectativa do cliente e a sua real sensação ao ser atendido na empresa e também podem indicar planos e projetos futuros do consumidor, que servem como um guia para os próximos passos do negócio.
Com esses exemplos, podemos perceber que a importância da TI não está apenas na resolução de incidentes, mas também, através dos dados coletados, conhecer melhor e atender bem ao seu cliente, garantindo sua satisfação. Para se manter competitivo, é necessário buscar melhorias contínuas a fim de agregar valor aos produtos e serviços.
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