Confira 6 razões para apostar na plataforma Microsoft Azure!

A gestão orientada a dados já é uma realidade nas empresas mundo afora, e isso só é possível graças à junção de três pilares da transformação digital: o Big Data, a inteligência artificial e a computação em nuvem.

Para que sejam extraídos grandes insights da imensidão de informações que temos atualmente, é necessário que os gestores tenham acesso às melhores ferramentas. Uma que tem se destacado bastante é a plataforma Microsoft Azure de cloud computing.

O crescimento dessa plataforma no mercado acontece pela grande versatilidade que a Microsoft entrega para quem deseja atuar com os modelos PaaS (Plataforma como Serviço) e IaaS (Infraestrutura como Serviço). Isso coloca a Azure como um dos maiores players destinados à execução de aplicações e serviços do mundo.

Conforme evolui, a plataforma da Microsoft integra um número maior de serviços, que incluem análise, base de dados, computação, armazenamento, dispositivos móveis e web. Neste post, vamos descobrir 6 razões para a sua empresa apostar na plataforma Microsoft Azure hoje mesmo. Confira!

1. Oferece uma variedade de serviços

Sendo uma das plataformas mais flexíveis do mercado, a Microsoft Azure conta com mais de 30 serviços que podem ser personalizados de acordo com cada empresa, de forma simplificada, com apenas alguns cliques. Isso gera mais agilidade nos deploys, permitindo que a empresa adote ferramentas em prazos menores.

Com isso, os empreendedores podem atender às demandas de mercado de forma mais rápida, implementando políticas operacionais flexíveis, como as de home office ou BYOD — Bring your own device (em português: traga seu próprio dispositivo).

2. Permite uma escalabilidade fluida

Muitas empresas trabalham com períodos de sazonalidade, com aumento de demanda em determinadas épocas do ano. Com a transformação digital, essas mudanças constantes passaram a exigir uma maior escalabilidade das infraestruturas de TI das corporações. Manter um servidor ocioso em tempos de baixa gera um custo desnecessário; da mesma forma, não ter os recursos precisos para atender uma maior demanda faz a empresa perder dinheiro, diminuindo o seu nível de competitividade.

A plataforma Microsoft Azure permite que os gestores modifiquem a quantidade de recursos contratados de forma prática. Isso, porque ela dispõe de ferramentas que permitem que você escale os serviços de forma automática, de acordo com a sua demanda, auxiliando-o a manter um desempenho fluido o ano todo.

3. Custa somente aquilo que for utilizado

A plataforma Microsoft Azure, com sua enorme base de usuários e um modelo de serviço inovador, consegue ser uma das mais competitivas do mercado quando o assunto é preço. Isso, porque o empreendedor paga apenas pelos recursos e usuários ativos em seus pacotes de serviços, tendo grandes benefícios a longo e médio prazo. Esse modelo que permite uma maior precisão dos gastos é conhecido como pay-as-you-go.

Isso ajuda o gestor a ter um maior controle dos gastos da empresa, facilitando o planejamento orçamentário e permitindo que sejam feitos novos investimentos. Ao não ter que pagar por recursos ociosos, a companhia pode adotar novas ferramentas para potencializar a sua produtividade e, por consequência, aumentar a lucratividade.

4. Suporta um ambiente híbrido

A plataforma Microsoft Azure é uma das poucas em seu mercado a permitir a criação de ambientes híbridos para o cloud computing, possibilitando a integração de serviços e soluções de TI. Esse fator se torna um grande diferencial competitivo para as corporações que trabalham com estratégias híbridas e aplicações modernas.

A integração de ferramentas é feita com segurança e agilidade, com a utilização de API’s e controle de acesso. Se a sua empresa já utiliza outras soluções da Microsoft, como o Office 365, Visual Studio, PowerShell, Power BI e Active Directory, poderá se beneficiar da integração das aplicações de cloud storage, Microsoft One Drive e sistemas de ERP ou CRM. O resultado será o gerenciamento das principais ferramentas em um ambiente centralizado, facilitando a criação de políticas de segurança e a resolução de problemas.

5. Gera ganho em integração com o Big Data

O Big Data revolucionou a forma como as empresas enxergam os dados. Com as ferramentas certas para a estruturação e gestão de informações, é possível retirar insights preciosos para uma boa gestão. Dá para fazer análises preditivas para compreender o mercado, analisar tendências, antecipar problemas e detectar fraudes, por exemplo.

Uma das grandes vantagens que as ferramentas de Big Data oferecem é a possibilidade de analisar dados de múltiplas fontes, como redes sociais, histórico de vendas e até mesmo imagens, o que permite à empresa elevar o padrão das suas estratégias de marketing.

A plataforma Azure aparece como uma das principais soluções para corporações que têm o Big Data como fonte de tomada de decisão. Com a utilização do Azure HDInsight, o Apache Hadoop poderá ser upado para a nuvem com alguns cliques, aumentando a quantidade de registros disponíveis para uma análise de dados.

6. Possibilita a automação dos processos de TI

Outro pilar importante da transformação digital é a automação de processos, que aumenta a capacidade produtiva de uma empresa em atender determinadas demandas e suprir as necessidades de seus clientes, usuários e parceiros. No setor de TI, por exemplo, quando um gestor trabalha de forma proativa, com a automação de tarefas cíclicas, como backups e atualizações, libera os colaboradores para focar tarefas mais relevantes para o core business.

A automação pode causar grande impacto na capacidade da empresa de direcionar os seus serviços de acordo com as demandas do usuário. Uma vez que o gestor de TI possa automatizar tarefas como o backup de dados, os técnicos terão mais tempo para dedicar-se a projetos internos ou mesmo a tarefas críticas.

Mais uma vez, a plataforma Microsoft Azure aparece como solução, pois traz vários processos programáveis que podem ser executados de forma automática. Isso vale tanto para tarefas mais burocráticas e simples, quanto para situações mais complexas.

Viu como a plataforma Microsoft Azure traz inúmeras vantagens para as empresas? Aqui, listamos apenas alguns dos benefícios, pois há, ainda, uma gama de outros serviços e soluções que mudarão, para melhor, os processos internos da sua empresa ao utilizar a computação em nuvem como impulsionadora.

Gostou do post? Quer saber como utilizar a plataforma Microsoft Azure hoje mesmo? Entre em contato conosco e descubra!

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP