Entenda o que é Chromebook e quais os seus benefícios

A transformação digital trazida pela computação em nuvem acarretou uma série de mudanças nas mais diferentes áreas. Não é para menos, não é mesmo? Afinal, uma série de tarefas que antes eram realizadas por aplicativos nativos podem, agora, ser realizadas diretamente na nuvem e acessadas por qualquer dispositivo.

Diante disso, muitos profissionais passaram a não ter mais necessidade de máquinas robustas, com hardware complexo, o que significa que comprar computadores superpotentes se torna desperdício de dinheiro.

Pensando nisso, a Google, uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo, criou o Chromebook. Já ouviu falar nesse equipamento? Vamos tratar dele em nosso artigo. Boa leitura!

O que é um Chromebook?

O Chromebook é um produto Google voltado para usuários que desejam melhorar sua experiência com dispositivos portáteis, utilizando um equipamento de ponta criado por uma das gigantes do mercado de tecnologia.

Lançado em 2013, o Chromebook é semelhante a um notebook, mas oferece recursos diferentes de uma máquina tradicional, com foco para aqueles que precisam de agilidade e conectividade em suas tarefas.

Quais as principais características de um Chromebook?

Algumas características auxiliam a definir o Chromebook e, principalmente, mostram o seu diferencial em relação a outros aparelhos disponíveis no mercado.

Sistema operacional próprio

Para esse equipamento, a Google lançou o Chrome OS, que nada mais é do que transformar o browser em um sistema operacional específico para essa máquina.

Foco no uso da nuvem

O Chromebook foi criado para ser utilizado com ferramentas na nuvem. Por isso, muitos profissionais de TI que realizam suas atividades e gerenciamento de dados nesse modelo de computação têm preferido esse equipamento.

Assim, ele terá pouco espaço de armazenamento interno e um hardware mais simples, já que seu principal uso será para os sistemas de nuvem. Porém, caso você precise de maior espaço, poderá expandir a memória por meio de cartão microSD.

Ainda, você deve ter ciência de que, por exemplo, não utilizará soluções como o Word — deverá focar alternativas como o G Suíte ou o Microsoft 365, em nuvem.

Design diferenciado

Por ser mais simples, o Chromebook tem um design diferenciado, priorizando a sua leveza. A maioria dos dispositivos dessa modalidade pesa, aproximadamente, 1kg. Ótimo para quem precisa levar seu aparelho para o trabalho, principalmente em transporte público, garantindo maior conforto para o usuário.

O que o Chromebook tem de diferente de um notebook convencional?

Mas o que faz com que ele seja diferente de um notebook convencional? Veja as principais peculiaridades a seguir.

Sistema operacional próprio

A maioria dos notebooks usa Windows ou Linux como sistema operacional. Já o Chromebook, por ser um produto próprio da Google, conta com SO próprio. É fundamental ter isso em mente, pois a maioria dos aplicativos criados para Windows poderá não funcionar nessa máquina.

Porém, você encontra soluções semelhantes ou, até mesmo, versões oficiais dos aplicativos tradicionais na Chrome Web Store.

O SO é muito fluido e, por ser extremamente simples, leva a uma inicialização muito ágil do sistema — em menos de 10 segundos.

Hardware mais simples

Enquanto você encontra notebooks tradicionais com hardwares mais potentes, o foco do Chromebook é a conectividade. Por isso, dificilmente adquirirá um que comporte, por exemplo, os principais programas de edição de imagens existentes no mercado.

Mas, se você deseja um equipamento ágil e que permita um uso satisfatório de ferramentas online, pode contar com essa máquina.

Menor preço

Como o Chromebook necessita de um hardware mais simples, seu valor de venda é bem mais baixo do que o das máquinas mais tradicionais. Um Chromebook tem, aproximadamente, um terço do valor de um notebook de ponta do mercado.

Públicos diferenciados

Enquanto os notebooks tradicionais são reservados para usuários que necessitam de maior robustez de hardware ou que utilizam softwares e aplicativos no seu dia a dia, o Chromebook é focado no público que realiza suas atividades essencialmente online, por meio do browser.

Se você trabalha, por exemplo, com TI em soluções na nuvem, poderá ter um bom proveito desse equipamento, já que não necessitará de nada além do browser e de conexão à internet para exercer suas funções.

Quais os principais benefícios do Chromebook?

Por que optar por um Chromebook, em vez das máquinas tradicionais? Qual o potencial que ele oferece para você nas suas atividades diárias? Mostraremos os principais benefícios de optar por esse equipamento.

Maior autonomia de bateria

Uma questão primordial para muitos usuários de dispositivos móveis é o tempo de duração de bateria. Afinal, ninguém quer ficar na mão no meio de uma tarefa, não é mesmo? Um dos grandes diferenciais do Chromebook é justamente esse.

Há modelos com mais de 10 horas de autonomia, o que garante a você o seu uso até mesmo em longas viagens sem maiores problemas.

Atualizações automáticas

O sistema operacional do Chromebook (Chrome OS) realiza a verificação de atualizações no ato de inicialização. Caso tenha alguma disponível, ela é liberada automaticamente e instalada, sem causar problemas ou transtornos para o usuário.

Além disso, ele é dotado de um sandboxing agressivo, de forma a impedir que malwares o infectem. Caso, ainda assim, ocorra algum problema, ele será descoberto e eliminado na próxima inicialização. Isso tudo em segundo plano, sem atrapalhar o usuário.

Sistema operacional próprio

O Chromebook é uma alternativa muito interessante para aqueles que queiram fugir das falhas e vulnerabilidades constantes nos sistemas operacionais da Microsoft, principalmente no Windows 10.

Uma série de atualizações perigosas, que mais colocavam em xeque a segurança do que resolviam essas questões, fizeram com que muitos especialistas e até mesmo entusiastas passassem a ver com desconfiança os sistemas operacionais da Microsoft.

Como dissemos, o Chromebook é dotado do sistema operacional Chrome OS, que tem como vantagem a possibilidade de atualização em segundo plano, sem incomodar ou atrapalhar a rotina do usuário, algo que, infelizmente, é muito comum no Windows 10.

Se você precisa de um aparelho ágil para conexão à internet e não tem tanta demanda no uso de soluções nativas, podendo optar por alternativas na nuvem, o Chromebook pode ser a solução ideal para você. Com um preço mais acessível e um ótimo design, pode ter certeza de que a sua aquisição será bem aproveitada.

Tem interesse em um Chromebook, mas não sabe qual dos modelos disponíveis é o melhor para você? Entre em contato, converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas!

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP