Dicas de como ter uma reunião virtual segura

Com a demanda crescente do trabalho remoto causado pela recente pandemia, muitas notícias sobre segurança e videoconferência vieram a público recentemente.

A garantia de 100% para segurança na internet é um assunto muito delicado e complexo tecnicamente falando, é impossível atingir este índice, ao mesmo tempo é bastante desafiador e repetitivo o discurso de boas práticas ao qual se faz necessário a responsabilidade não só de quem cria e fornece sistemas ou soluções tecnológicas mas também de quem usa.

Com base na visão de quem usa, expomos aqui algumas dicas de ter uma reunião virtual mais segura.

  1. Utilize sempre produtos e sistemas licenciados, programas piratas sempre deixam “buracos” em seu sistema operacional que podem ser usados para invasões indesejadas e até roubos de informações.
  2. Tenha programas especializados de segurança da informação como antivírus e mecanismos firewalls de que protegem (firewalls) sua rede de dados e os mantenha sempre atualizadíssimo.
  3. Desconfie de links por aí sem uma análise prévia de quem te mandou e também do endereço descrito, normalmente os convites para reuniões virtuais como Zoom, Google Hangouts Meet e Microsoft Teams são sempre realizados por links que seguem um padrão, portanto, caso receba por exemplo um convite da ferramenta Zoom veja se ele começa com: https://zoom.us/
  4. Para evitar que qualquer desconhecido entre em sua videoconferência e tenha ações inadequadas em vídeo ou chat, utilize o recurso de senhas para acesso, identificação ou ID da reunião e também uma sala de espera. É de bom grado que um responsável como anfitrião valide a autorize os participantes. 

Ultimamente a Zoom tem recebido críticas neste sentido, entretanto, a agilidade, transparência e qualidade nas correções são tão surpreendente quanto seu crescimento no mercado. Como anunciado e publicado por seu CEO Eric Yuan no canal oficial da empresa de dezenas de correções publicadas nos últimos dias.

Há também uma série de esclarecimentos de como funciona a criptografia dos dados durante uma reunião e nesta postagem fica claro sua metodologia e também dicas de proteção como utilizar o aplicativo oficial da Zoom para se conectar, este programa está disponível para a maioria dos sistemas operacionais como Microsoft Windows, iOS, Android e outros.

Se você administra ou cria uma reunião no Zoom siga estas dicas de proteção para aumentar ainda mais a segurança da sua sala virtual.

fontes:

https://www.augustachronicle.com/zz/lifestyle/20200403/use-zoom-these-5-safety-tips-can-keep-zoombombing-hackers-away
https://arstechnica.com/information-technology/2020/04/security-tips-every-work-from-homer-needs-to-know-about-zoom-right-now/
https://medium.com/@gevron/get-off-zooms-case-i-trust-them-and-so-should-you-66e187f38ab
https://zoom.us/postattendee?id=34

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Uncategorized

Doe sangue. Salve vidas

Porque junho vermelho? Sim, é comum que os bancos de sangue do país fiquem com falta de estoque durante o inverno, quando, é época de doenças

Leia mais »

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP