A gestão da inovação pode revolucionar os processos da sua empresa. Faça a implementação e sinta a diferença!
No mundo corporativo, o que muito se buscou foi entregar a qualidade de um produto ou serviço. Mas hoje as empresas já entendem que apenas a qualidade não é o suficiente. É necessário implementar a gestão da inovação para transformar a estratégia empresarial em algo mais tangível e competitivo no atual mercado.
Inovar é um desafio, requer o trabalho constante em despertar novas ideias diante tantas possibilidades já entregues. Sem dúvida, a capacidade de inovar se tornou um diferencial por conta disso.
Neste conteúdo, você vai entender que a gestão da inovação nas empresas vai muito além de criar alguma coisa. Vem com a gente!
Você sabe o que é Gestão da Inovação?
Quando falamos de inovação, logo nos vem à cabeça o conceito de desenvolver algo do zero, inédito. Nunca visto antes. Porém, inovar é criar algo fora da curva daquilo que já existe através de metodologias que geram valor e concretizam ideias.
Seja um processo, tecnologia, produto, serviço ou até mesmo um modelo de negócio, é fundamental realizar o exercício da melhoria para gerar valor e tornar essa coisa melhor. Automaticamente vão se abrir novas oportunidades de negócio que antes estavam fora de cogitação.
A gestão de inovação está na estruturação de processos, na criação de soluções inteligentes baseadas sempre no envolvimento dos colaboradores que estão em contato direto com o projeto.
A intensa competitividade exige um esforço maior das empresas. Aquelas que desejam se diferenciar, entregar algo que os concorrentes ainda nem consideraram trabalhar e que possuem sede de novos desafios, devem colocar em prática o processo de inovação.
Mesmo com recursos limitados, é possível sair do comum. E ainda bem que a tecnologia está aí para nos ajudar a trilhar caminhos desconhecidos para obter bons resultados.
De modo geral, a gestão da inovação é uma metodologia importantíssima que tem por objetivo otimizar operações, torná-las mais eficientes e revolucionar o repertório de soluções da empresa. Com foco na união de agilidade e economia.
Qual é a importância da gestão de inovação nas empresas?
A gestão da inovação é essencial para acompanhar os movimentos e exigências do mercado. Até porque, sem o processo de inovação fica bem complicado manter a sustentabilidade econômica ao mesmo tempo em que se deseja ter processos otimizados.
Para entender a real importância desse tipo de metodologia é preciso ter em mente que expandir a visão de mercado, demonstrar cuidado com diversos aspectos – sociais, econômicos e ambientais – e conhecer seu público, poderá causar um impacto positivo gigantesco no cenário mercadológico.
Sem contar que essa maior visibilidade fará com que investidores, clientes e parceiros olhem para o seu negócio com uma visão mais madura e com credibilidade.
Além disso, a gestão da inovação possibilita reparar falhas e aumentar vendas. Por essa razão, é cada vez mais comum encontrar gestores que se preocupam em ter um visão 360º sobre o que acontece no seu negócio e no mercado.
Como implementar a gestão de inovação nas empresas?
Agora que compreendemos que a inovação pode revolucionar vários elementos de uma empresa, precisamos seguir alguns passos básicos para implementá-la de modo ágil e assertivo. Confira a seguir!
1. Desenvolva a cultura organizacional de inovação
O caminho da incerteza assusta, mas se você tem uma equipe disposta a trilhá-lo com novas ideias na bagagem, o mais difícil já foi conquistado.
É claro que um guia faz toda diferença, por isso a empresa pode disponibilizar palestras, cursos e demais conteúdos de apoio sobre o estímulo de inovação.
Faz parte deste processo ter paciência e frequência. O investimento de tempo e conhecimento dá um retorno de médio a longo prazo, não acontece da noite para o dia.
2. Destaque a inovação no organograma da sua empresa
Inovação requer autonomia, justamente para quebrar ideias enraizadas de processos e ofertas de produtos. Um líder é uma das figuras mais importantes para estudar o que está acontecendo no mercado e buscar alternativas para a gestão da inovação se posta em prática.
3. Estruture o processo de inovação
O papel da gestão da inovação é sistematizar o processo de seleção, criação, análise e viabilização econômica, tecnológica e técnica das novas ideias que trarão solução para as dores dos clientes.
Nesse sentido, é primordial assegurar ferramentas tecnológicas de gestão de projetos mediante pesquisa de mercado para analisar aspectos específicos em grau temporal, humano, intelectual, financeiro e mercadológico.
Isso porque, o consumidor mudou seu comportamento. Está mais exigente e ligado às informações. Basta um clique para ir ao concorrente buscar a melhor solução.
Sendo assim, a inovação deve estar adequada com base na dinâmica do público e indicadores analíticos. Em caso de índice negativo, é prudente mudar a rota e procurar o meio mais eficiente.
4. Saiba conversar com o seu público
Não adianta ter a ideia mais impactante, o produto revolucionário se a linguagem que sua empresa para o público é inadequada.
O cuidado começa desde a equipe de inovação, passa pelos investidores e vai até o mercado. Fale a linguagem de cada um desses conjuntos para atingir o seu objetivo: sanar a dor do cliente com a solução que você domina.
5. Inovação digital requer cuidados
Ter a liberdade de criar demanda algumas precauções legais para a proteção de propriedade intelectual ou industrial, inclusive registro de marcas e patentes. Tudo para que os benefícios sejam desfrutados da forma correta.
E por falar em benefícios…
Se depois de tudo o que mostramos ainda não fez sentido implementar a gestão da inovação no seu negócio, listamos os poderosos benefícios ao escolher adotar essa estratégia. Olha só!
- Alinhamento e otimização de processos
- Vantagem competitiva
- Aumento da lucratividade
- Valorização da marca
- Expansão para novos mercados, entre outros tantos.
Apoiado na base tecnológica através de plataformas, aplicativos de compra e venda e outros meios digitais, é possível impactar o dia a dia das pessoas e reduzir esforços (e custos) com a gestão da inovação nas organizações. Implemente na sua empresa com quem entende e garanta o melhor!