Saiba como a Gestão da Inovação pode Ajudar sua Empresa

gestao-da-inovacao_2

A gestão da inovação pode revolucionar os processos da sua empresa. Faça a implementação e sinta a diferença!

No mundo corporativo, o que muito se buscou foi entregar a qualidade de um produto ou serviço. Mas hoje as empresas já entendem que apenas a qualidade não é o suficiente. É necessário implementar a gestão da inovação para transformar a estratégia empresarial em algo mais tangível e competitivo no atual mercado.

Inovar é um desafio, requer o trabalho constante em despertar novas ideias diante tantas possibilidades já entregues. Sem dúvida, a capacidade de inovar se tornou um diferencial por conta disso.

Neste conteúdo, você vai entender que a gestão da inovação nas empresas vai muito além de criar alguma coisa. Vem com a gente!

Você sabe o que é Gestão da Inovação?

Quando falamos de inovação, logo nos vem à cabeça o conceito de desenvolver algo do zero, inédito. Nunca visto antes. Porém, inovar é criar algo fora da curva daquilo que já existe através de metodologias que geram valor e concretizam ideias.

Seja um processo, tecnologia, produto, serviço ou até mesmo um modelo de negócio, é fundamental realizar o exercício da melhoria para gerar valor e tornar essa coisa melhor. Automaticamente vão se abrir novas oportunidades de negócio que antes estavam fora de cogitação.

A gestão de inovação está na estruturação de processos, na criação de soluções inteligentes baseadas sempre no envolvimento dos colaboradores que estão em contato direto com o projeto.

A intensa competitividade exige um esforço maior das empresas. Aquelas que desejam se diferenciar, entregar algo que os concorrentes ainda nem consideraram trabalhar e que possuem sede de novos desafios, devem colocar em prática o processo de inovação.

Mesmo com recursos limitados, é possível sair do comum. E ainda bem que a tecnologia está aí para nos ajudar a trilhar caminhos desconhecidos para obter bons resultados.

De modo geral, a gestão da inovação é uma metodologia importantíssima que tem por objetivo otimizar operações, torná-las mais eficientes e revolucionar o repertório de soluções da empresa. Com foco na união de agilidade e economia.

Qual é a importância da gestão de inovação nas empresas?

A gestão da inovação é essencial para acompanhar os movimentos e exigências do mercado. Até porque, sem o processo de inovação fica bem complicado manter a sustentabilidade econômica ao mesmo tempo em que se deseja ter processos otimizados.

Para entender a real importância desse tipo de metodologia é preciso ter em mente que expandir a visão de mercado, demonstrar cuidado com diversos aspectos – sociais, econômicos e ambientais – e conhecer seu público, poderá causar um impacto positivo gigantesco no cenário mercadológico.

Sem contar que essa maior visibilidade fará com que investidores, clientes e parceiros olhem para o seu negócio com uma visão mais madura e com credibilidade.

Além disso, a gestão da inovação possibilita reparar falhas e aumentar vendas. Por essa razão, é cada vez mais comum encontrar gestores que se preocupam em ter um visão 360º sobre o que acontece no seu negócio e no mercado.

Como implementar a gestão de inovação nas empresas?

Agora que compreendemos que a inovação pode revolucionar vários elementos de uma empresa, precisamos seguir alguns passos básicos para implementá-la de modo ágil e assertivo. Confira a seguir!

1. Desenvolva a cultura organizacional de inovação

O caminho da incerteza assusta, mas se você tem uma equipe disposta a trilhá-lo com novas ideias na bagagem, o mais difícil já foi conquistado.

É claro que um guia faz toda diferença, por isso a empresa pode disponibilizar palestras, cursos e demais conteúdos de apoio sobre o estímulo de inovação.

Faz parte deste processo ter paciência e frequência. O investimento de tempo e conhecimento dá um retorno de médio a longo prazo, não acontece da noite para o dia.

2. Destaque a inovação no organograma da sua empresa

Inovação requer autonomia, justamente para quebrar ideias enraizadas de processos e ofertas de produtos. Um líder é uma das figuras mais importantes para estudar o que está acontecendo no mercado e buscar alternativas para a gestão da inovação se posta em prática.

3. Estruture o processo de inovação

O papel da gestão da inovação é sistematizar o processo de seleção, criação, análise e viabilização econômica, tecnológica e técnica das novas ideias que trarão solução para as dores dos clientes.

Nesse sentido, é primordial assegurar ferramentas tecnológicas de gestão de projetos mediante pesquisa de mercado para analisar aspectos específicos em grau temporal, humano, intelectual, financeiro e mercadológico.

Isso porque, o consumidor mudou seu comportamento. Está mais exigente e ligado às informações. Basta um clique para ir ao concorrente buscar a melhor solução.

Sendo assim, a inovação deve estar adequada com base na dinâmica do público e indicadores analíticos. Em caso de índice negativo, é prudente mudar a rota e procurar o meio mais eficiente.

4. Saiba conversar com o seu público

Não adianta ter a ideia mais impactante, o produto revolucionário se a linguagem que sua empresa para o público é inadequada.

O cuidado começa desde a equipe de inovação, passa pelos investidores e vai até o mercado. Fale a linguagem de cada um desses conjuntos para atingir o seu objetivo: sanar a dor do cliente com a solução que você domina. 

5. Inovação digital requer cuidados

Ter a liberdade de criar demanda algumas precauções legais para a proteção de propriedade intelectual ou industrial, inclusive registro de marcas e patentes. Tudo para que os benefícios sejam desfrutados da forma correta.

E por falar em benefícios…

Se depois de tudo o que mostramos ainda não fez sentido implementar a gestão da inovação no seu negócio, listamos os poderosos benefícios ao escolher adotar essa estratégia. Olha só!

  • Alinhamento e otimização de processos
  • Vantagem competitiva
  • Aumento da lucratividade
  • Valorização da marca
  • Expansão para novos mercados, entre outros tantos.

Apoiado na base tecnológica através de plataformas, aplicativos de compra e venda e outros meios digitais, é possível impactar o dia a dia das pessoas e reduzir esforços (e custos) com a gestão da inovação nas organizações. Implemente na sua empresa com quem entende e garanta o melhor!

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Uncategorized

Doe sangue. Salve vidas

Porque junho vermelho? Sim, é comum que os bancos de sangue do país fiquem com falta de estoque durante o inverno, quando, é época de doenças

Leia mais »

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP