WhatsApp Business revoluciona o atendimento online

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Proporcione experiências mais ricas aos seus clientes através do WhatsApp Business

O Whatsapp é tão popular e acessível que só no Brasil são mais de 120 milhões de usuários do app, sendo 2 milhões deles participantes de pelo menos cinco grupos. A junção de simplicidade e funcionalidades chegou para ficar no mercado e na rotina das pessoas.

Quem um dia iria acreditar que seria possível realizar o processo de vendas por meio de mensagens e áudios de um aplicativo? O WhatsApp Business é realidade há um tempo e com certeza veio para revolucionar o atendimento ao cliente.

Esta poderosa ferramenta de engajamento pode ser utilizada de inúmeras formas, principalmente atuando como um canal adicional para a venda de produtos e serviços.

Quer saber como aproveitar o poder do WhatsApp Business na sua empresa? Listamos alguns modos de como trabalhar melhor com a ferramenta para te ajudar nessa missão, vem com a gente!

Como o WhatsApp Business pode ser usado nas empresas?

O tão famoso app de mensagens instantâneas é tão versátil que abraça cada vez mais todos os públicos.

Há quem o utiliza para manter contato com amigos e familiares distantes, quem ame enviar textos inspiradores ou imagens engraçadas em grupos, e aqueles que assim como as empresas, use a ferramenta para impulsionar processos e prospectar oportunidades.

Através do WhatsApp Web, médias e pequenas empresas administram esse canal direto sem custo de criar um e-commerce. Além disso, torna-se viável manipular o WhatsApp Business da forma que mais se adequa na realidade da equipe de atendimento.

Mas isso não quer dizer que o contato seja totalmente informal e improvisado, é preciso profissionalizar o app para obter resultados reais e ganhos no processo de vendas.

Justamente por quebrar a abordagem fria e padronizada de outros meios de comunicação, o WhatsApp Business permite maior flexibilidade e atenção para vários clientes por mensagem enquanto aguarda a resposta.

Diferente do atendimento telefônico convencional, com o WhatsApp Business o vendedor pode usar informações de contato para mensurar o fluxo de negociações, identificar a velocidade de resposta e aperfeiçoar a gestão comercial.

Vamos para a ação?

1- Reserve um número de telefone exclusivo para o atendimento ao cliente via WhatsApp Business

No WhatsApp, é possível optar entre a versão business ou seguir com a convencional. Por isso, crie um perfil comercial exclusivamente para esse número.

2- Potencialize seu suporte através do app!

Assim como o WhatsApp Business pode ajudar a gerar mais clientes, a ferramenta pode auxiliar os clientes com um suporte totalmente interativo e imediato. Exemplos disso são os bancos, lojas e determinadas empresas que escolhem esse meio para notificar os clientes sobre produtos ou serviços.

O suporte no qual falamos acontece em um nível mais pessoal, próximo. Muitas vezes é utilizado para fazer processos simples como mudanças/atualizações de dados, confirmar reservas ou como lembretes.

3- Busque manter agilidade no retorno

O atendimento online deve ser ágil. No entanto, quando uma pessoa envia mensagens para o WhatsApp Business, ela acredita ter uma devolutiva ainda mais rápida.

Rapidez também não é sinônimo de qualidade. Por isso, a empresa pode criar uma cultura de imediatismo, unida a uma entrega adequada e eficiente.

4- Envie mensagens e respostas automáticas

Usar o WhatsApp Business é ter a facilidade em catalogar mensagens automáticas.

Porque assim, o cliente poderá receber um retorno ou até mesmo algumas informações básicas nos casos em que não houver um profissional disponível para contatá-lo.

Que modo isso é feito? Mediante programação de respostas com palavras-chave em função das perguntas dos clientes.

5- Utilize tags de categorização

Você sabia que o WhatsApp Business fornece métricas de acesso? Os dados podem ser grandes aliados para acompanhar o atendimento, saber o que está funcionando, se as mensagens estão sendo entregues, lidas e até mesmo recebidas.

Crie um catálogo de produtos com tags coloridas para facilitar o trabalho dos atendentes na hora de sinalizar a entrada de novos clientes/pedidos, realizações de pagamentos e outras etiquetas estabelecidas.

6- Evidencie e divulgue o seu WhatsApp Business

Embora pareça óbvio, vale frisar a necessidade de divulgar esse novo canal de atendimento. São muitas as possibilidades, como por exemplo: colocar o link em posts nas mídias sociais ou no próprio site.

Facilitar o acesso do número da sua empresa para o público é algo que chama atenção e cria um envolvimento, de modo a fazer com que inclua seu contato na lista dele.

Sem dúvida essa ação melhora a experiência do cliente, que não precisa mais ficar caçando informações no e-mail. Em questão de minutos ele pode resolver seus problemas, se sentir mais aliviado por receber atendimento de modo simples e prático.

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