5 formas de gerenciar e encantar seus leads com a Freshworks

Freshworks

O processo de vendas não precisa ser complexo, confie nas ferramentas de CRM e torne essa jornada ainda mais eficiente com a Freshworks

Você imagina a importância do relacionamento com o cliente? Diante da competitividade ainda mais intensa no mercado, é importante ir muito além de garantir a satisfação com o seu produto ou serviço. Isso é o básico. Através do CRM, como a Freshworks, é possível se aproximar dos clientes e resolver seus problemas de forma estratégica.

Ainda mais com a enxurrada de informações que consumimos e temos que lidar diariamente, fica quase impossível se diferenciar. Por isso, o ideal é contar com plataformas inteligentes para gerenciar a relação no contexto de vendas.

Quer saber mais sobre a Freshworks e como utilizá-la? Continue lendo este conteúdo que preparamos para você ter como referência nessa jornada. Vem com a gente!

Como a Freshworks pode ser eficiente no gerenciamento de leads?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o conceito de uma plataforma CRM. Como o próprio nome diz, Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente), o recurso tem como objetivo aprimorar a relação com os clientes, expandir seu alcance com mais segurança e, claro, gerar conversões.

Uma referência muito forte de software para gerenciamento é a Freshworks. Uma plataforma 360 que economiza tempo para agilizar a prospecção de leads e os seus processos de vendas. O seu grande plus é acompanhar de perto a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato até as necessidades de suporte.

Quem utiliza o sistema sabe que pode obter insights dos dados do cliente para fazer um mapeamento mais assertivo, comunicar do jeito certo e assim, impulsionar as vendas. 

Pense na facilidade de enviar automaticamente mensagens para os seus clientes após um período, ao invés de correr o risco de esquecer de enviá-las manualmente, para cada um. É por esse e outros motivos que o sistema pode ser eficiente no gerenciamento com quem confia na sua marca.

Isso porque, com uma estrutura de comunicação bem pensada, os resultados podem acontecer naturalmente. De modo que os clientes sejam fidelizados com o passar do tempo e com isso, possam indicar seu produto e serviço organicamente.

No entanto, o CRM ultrapassa a sua função de vendas. O sistema causa impacto direto nas áreas relacionadas ao marketing, vendas, suporte e aquelas que estão diretamente ligadas à experiência do cliente. 

Suas funcionalidades são tantas que, através da CRM, os líderes conseguem ter o histórico de desempenho da sua equipe por meio dos indicadores que a plataforma oferece. A seguir, você vai descobrir como melhorar suas conversões com a Freshworks. Prepare-se para anotar todas as nossas dicas!

5 formas de melhorar a experiência do cliente com a Freshworks

1- Defina um processo de vendas claro

Para evidenciar ainda mais sobre a importância de traçar estratégias que realmente possam ajudar no sucesso das vendas, ouvimos os conselhos de Stephanie Taiwo, vendedora da Fresworks e chefe de desenvolvimento de negócios do UKI, uma figura importante que atua na linha de frente da vivência comercial.

Taiwo, recomenda a compreensão das fases em que um lead vai passar até se chegar ao objetivo de fechar negócio. É fundamental desenhar os estágios, como a descoberta, qualificação, avaliação e criação, para então, mensurar a jornada a longo e curto prazo.

“É muito importante ter estrutura e, em seguida, aderir a uma boa higiene de vendas de CRM. É aqui que a Freshworks CRM entra em jogo, porque você pode facilmente alterar as fases, de acordo com a etapa do processo que corresponde à oportunidade”, diz Stephanie.

Quem pode comemorar com esse diferencial são os gerentes. Uma vez que terão que apenas emitir um relatório para ter uma visão geral de onde implantar uma oportunidade nos diferentes ciclos que o potencial lead se encontra.

2- Adote uma ferramenta de CRM fácil de usar

De nada adianta escolher uma plataforma inteligente se não for possível aproveitar todas as suas funcionalidades por conta da sua complexidade desnecessária. A facilidade do uso deve ser o principal critério a ser considerado na hora de investir.

Como a rotina dos vendedores costuma ser bem corrida, com ligações na maior parte do dia, é imprescindível facilitar o processo de vendas por outros canais. Se não, o objetivo de automatizar etapas para uma melhor performance, deixa de fazer sentido.

A Freshworks possui uma interface intuitiva que ajuda muito nas pesquisas, organização e administração dos dados. Quanto mais simples e eficaz, melhor. 

3- Estruture as interações com o cliente do seu jeito

Uma das grandes maravilhas do CRM é a chance de personalizar suas interações com os seus clientes de acordo com o que você ache necessário. Dessa forma, será muito mais fácil impulsionar as vendas e estimular aqueles que já compram no seu negócio.

O mais interessante de tudo isso é poder escalonar determinadas ações independentemente do estágio do funil de vendas em que o lead se encontra. É comum lidar com dois processos ao mesmo tempo, mas de maneira diferente, em várias mídias.

Conforme essa jornada vai se intensificando, recomenda-se trabalhar melhor as comunicações para que estejam na frequência certa. Esta condição pode ser eficiente tanto para quem já é cliente quanto para quem ainda não é.

4- Acompanhe a performance das suas vendas

Com a Freshworks, o acompanhamento dos KPIs é feito de maneira simplificada mesmo em vendas complexas. Você pode fazer isso no tempo que achar coerente com a rotina da sua equipe, seja por semana ou mensalmente, por exemplo.

Nessa fase, o líder tem acesso aos dados de em quanto tempo o lead foi impactado com um contato do vendedor, por qual canal a conversa foi estabelecida e se existe uma periodicidade de incentivo por parte dos representantes.

Outro ponto fundamental é a métrica de conversão por etapa do funil. Quantas ligações foram necessárias para o lead se tornar cliente? A plataforma vai mostrar e, com essas informações em mãos, seu time pode recalcular a rota para obter mais oportunidades de vendas. 

5- Integre outras ferramentas para gerar ainda mais leads

Que tal simplificar seu processo de conversão? Como vimos até agora, a ajuda de ferramentas de CRM se faz ainda mais importante para o gerenciamento de vendas. Porém, ao integrar outras plataformas e softwares de geração de leads, fortalece a unificação de dados. O que previne a divergência de informações sobre o mesmo lead.

Com a integração da Freshworks, você pode configurar e permitir que os leads de vários canais passem para o CRM de forma simples e eficiente. Sem o risco de performar negativamente. Ou seja, sua experiência se torna ainda mais encantadora com o contato certo, na hora certa.

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