O processo de vendas é um fator crucial para o sucesso de qualquer negócio, ele deve ser bem estruturado e definido, já que, é com este processo que uma empresa pode aumentar as vendas e a lucratividade, portanto, é necessário trilhar uma implementação de uma estratégia de vendas eficaz. Iniciamos um novo ano, com novos desafios, objetivos e planejamentos e os parágrafos a seguir explicam algumas das estratégias de vendas mais importantes para o seu negócio em 2023.
Considere o contexto e o cenário de modo geral.
O primeiro passo para construir sua estratégia de 2023 é entender onde sua empresa está, qual é o contexto geral da sociedade que está localizada, e quais são as circunstâncias de modo abrangente.
Algumas situações de exemplo:
- O Pós pandemia: para o mundo econômico e corporativo, a pandemia teve um impacto enorme que algumas empresas começaram a sentir em 2022 e neste ano pode se tornar mais intenso.
- O cenário pós eleições: Fique atento às notícias, procure sempre saber o comportamento do mercado diante a atual situação política, pois ela influencia muito.
- A tecnologia e suas tendências: a tecnologia está em constante mudança sempre, a flexibilidade e adaptabilidade para lidar com elas é fundamental.
Entenda onde está e defina aonde quer chegar
Aonde você quer chegar? Quais são suas metas e objetivos? Esse é o ponto chave para você desenvolver seu planejamento de e estratégias de vendas para 2023.
Neste passo você deverá visualizar seus resultados de 2022, compreendendo o seu funil de vendas, qual foi o comportamento do seu consumidor e suas tendências de jornada, analisar o mercado de 2022 e como ele vem se comportando desde então. E a partir daí, defina metas alcançáveis e objetivos certeiros.
Alguns exemplos de metas de vendas:
Quantas oportunidades precisam ser criadas?
Quantas vendas devem ser ganhas?
Qual o ticket médio esperado?
Com os objetivos bem definidos crie estratégias de vendas eficazes e um plano de ação
Aqui é o momento de definir o como você irá alcançar as metas que planejou.
- Defina o nincho e o segmento que irá atuar
- Mapeie as melhores técnicas de vendas pro seu segmento
- Integre seu time de marketing com o de vendas
- Determine como seus vendedores devem agir
Chegou a hora de construir seu plano tático, você já sabe o que, e já sabe como, agora deverá construir um planejamento com datas, quem irá fazer, o porquê de ser feito tal ação. Uma técnica útil para criar o plano de ação é o 5W2H
5W2H
Who? Quem
What? O que
Where? Onde
When? Quando
Why? Porque
How? Como
How Much? Quanto
Se prepare para os contratempos.
Contratempos existem, devemos estar preparados para eles sempre. Tenha consciência do que pode atrapalhar seu planejamento, fique atento ao mercado e as tendências de comportamento.
É imprescindível que também analise possíveis falhas e erros dentro da sua empresa que venham dificultar o seu plano, como:
- Não preparar a equipe: Ofereça treinamentos, consultorias, instruções para que seu time fique bem alinhado.
- Conte com ferramentas que te auxiliem: Um CRM ajuda em todos os processos de venda, ele tem diversos instrumentos e funções para vendedores e equipes de marketing. Saiba mais aqui
Agora você já pode começar a traçar seu plano, faça de 2023 um ano de metas vencidas e objetivos conquistados.
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