A tecnologia surgiu e evoluiu com o objetivo de otimizar diversos processos e operações tradicionais nas empresas. O objetivo sempre foi tornar as atividades mais práticas e satisfatórias para os clientes. Nesse contexto, o setor de vendas é um dos que estão sendo otimizados com essas novas ferramentas e paradigmas.
Quer descobrir como aumentar as vendas com os recursos tecnológicos modernos, especialmente a computação em nuvem? Então, continue a leitura deste artigo.
Por que é importante definir estratégias para as vendas?
Ao longo dos anos, os vendedores viram o surgimento de diferentes necessidades entre os consumidores e precisaram, portanto, pensar em novas abordagens para convencê-los. Sendo assim, é importante definir estratégias para otimizar os resultados das equipes desse setor e conseguir mais lucro para a empresa.
Os tempos atuais estão marcados por uma interação maior entre as marcas e os clientes. Não é necessário somente vender de forma impessoal: é importante entrar em contato com alguém disposto a ajudar de maneira consultiva. O foco não é apenas estabelecer um único negócio, mas fidelizar as pessoas e fazer com que elas voltem a negociar com mais frequência.
Da mesma forma, existe uma grande necessidade por segmentação. Os consumidores querem sugestões cada vez mais certeiras, que levem em consideração seus gostos e interesses, ajudando-os a filtrar a oferta de produtos disponível. Para isso, algumas companhias investem na criação de perfis sobre os clientes, na tentativa de conhecê-los com profundidade.
O consentimento e a permissão são relevantes também. Mesmo que algumas marcas ainda insistam em estratégias invasivas, as ações que respeitam os momentos dos compradores e buscam uma relação recíproca e mais horizontal são extremamente efetivas e rendem um ótimo retorno.
Por isso, para garantir esses objetivos, bem como mais lucro e consistência para as vendas, é fundamental focar os esforços da gestão em tecnologias e em novas estratégias para o setor. Dentre as inovações propostas, a computação em nuvem tem sido uma das mais disruptivas. Com as possibilidades dessa estratégia, as equipes conseguem benefícios amplos que permitem uma atuação mais eficiente e precisa.
Para se adaptar às ferramentas modernas, é importante reorganizar o setor e buscar estabelecer mudanças completas. A tecnologia deve ser uma parte central e orientar as abordagens.
Como aumentar as vendas com a nuvem?
Neste tópico, veremos em detalhes como uma cloud solution pode impulsionar as vendas de sua empresa.
Mobilidade
Uma das principais necessidades dos tempos modernos é a mobilidade. A computação em nuvem supre essa demanda, pois permite que os sistemas e os dados alocados na internet sejam acessados em qualquer lugar, a qualquer momento — isso porque os processos podem ser executados até mesmo nos smartphones.
Assim, as compras são realizadas em diferentes locais e não se restringem ao espaço físico da empresa. Gera-se mais praticidade para os colaboradores e também para os clientes. Com isso, o índice de vendas bem-sucedidas aumenta, da mesma forma que a satisfação dos consumidores.
Segurança das informações
Outra vantagem da cloud é o seu foco em segurança. Por não concentrar dados em máquinas físicas e por descentralizá-los em um ambiente virtualizado (a internet), esse aspecto é destacado. Não há o risco de perda de dados por conta de um equipamento comprometido, por exemplo.
Além disso, existem diversas estratégias de defesa — como backups, criptografia e recuperação de desastres— que visam reforçar a proteção e conferir mais tranquilidade aos usuários.
Mais produtividade dos colaboradores
As duas últimas características influenciam diretamente na produtividade. Com acessibilidade e proteção, é possível obter mais resultados, vender mais em menos tempo, com mais agilidade e menos transtornos. Isso contribui para a consistência das vendas, mas também prepara a companhia para escalar a sua capacidade e crescer.
Maior engajamento dos profissionais
Os profissionais ficarão mais satisfeitos por trabalharem com soluções mais rápidas e modernas. As soluções ajudam a criar um ambiente propício ao estímulo da criatividade das pessoas, uma vez que elimina problemas operacionais desgastantes e cansativos. Se os colaboradores se sentem livres para oferecer o melhor, podem pensar em novas estratégias para otimizar as negociações.
O sistema de nuvem também ajuda a remover um pouco do peso sobre os funcionários, pois a manutenção das aplicações depende do suporte especializado dos fornecedores, realizado de uma maneira terceirizada. Ou seja, as pessoas da sua companhia ficarão mais dispostas e focadas em suas próprias funções.
Estabilidade no contato e atendimento
O atendimento e o contato com os clientes também serão beneficiados. Os sistemas em nuvem permitem mais mobilidade, rapidez e estabilidade, o que significa que os colaboradores do setor de vendas estarão sempre disponíveis para prestar um suporte ainda mais ágil, preciso e atencioso.
Integração e disponibilidade
Outra vantagem é o fato de que utilizar a cloud permite mais integração dos dados e dos sistemas de uma empresa. Essa concentração é feita de maneira segura e gera mais disponibilidade para as informações relevantes, pois podem ser recuperadas rapidamente. Dessa forma, o contato mais inteligente com os consumidores e apresenta menos inconvenientes, como a necessidade de sempre pedir os mesmos dados.
Essa melhoria no atendimento gera mais satisfação, o que fideliza os consumidores e faz com que eles percebam que sua organização é uma boa opção para negócio. Assim, eles não somente compram — como também recomendam — e os índices de vendas aumentam.
Escalabilidade
Outra característica típica de soluções em nuvem é a escalabilidade. Para o setor de vendas, isso é traduzido como a possibilidade de aumentar o número de atendimentos e de contatos com consumidores, de forma a impulsionar a produtividade, sem nenhum transtorno dos sistemas internos.
Como a nuvem não depende de recursos físicos, a sua capacidade de expansão não tem limites definidos — vai além da capacidade de armazenamento de um conjunto de computadores da empresa. Isso viabiliza o suprimento de uma demanda maior.
O time de TI oferece o suporte necessário para que os colaboradores busquem resultados melhores e mirem no crescimento da companhia. Mesmo com mais pessoas interagindo, eles terão a mesma agilidade, mobilidade e segurança. Isso gera um grande destaque competitivo e garante mais consistência para o negócio.
As abordagens da computação em nuvem são úteis para diversos setores de uma empresa. É possível obter mais agilidade, escalabilidade e proteção, bem como mais conforto para os colaboradores, tudo isso sem custos complexos.
Como mostrado, essa tecnologia otimiza o atendimento ao cliente com mais disponibilidade e é a base para outras soluções tecnológicas. Sabendo disso, é muito importante contar com uma empresa séria e que seja capaz de oferecer soluções em cloud computing com excelência e processos transparentes. Um bom exemplo de empresa especializada nessa área é a Clara Cloud Services, contando com atendimento personalizado, agilidade, equipe técnica capacitada e marcas parceiras renomadas.
Já que você aprendeu como aumentar as vendas usando solução em nuvem, entre em contato conosco e aproveite nossas soluções com os benefícios apresentados!