Com a demanda crescente do trabalho remoto causado pela recente pandemia, muitas notícias sobre segurança e videoconferência vieram a público recentemente.
A garantia de 100% para segurança na internet é um assunto muito delicado e complexo tecnicamente falando, é impossível atingir este índice, ao mesmo tempo é bastante desafiador e repetitivo o discurso de boas práticas ao qual se faz necessário a responsabilidade não só de quem cria e fornece sistemas ou soluções tecnológicas mas também de quem usa.
Com base na visão de quem usa, expomos aqui algumas dicas de ter uma reunião virtual mais segura.
- Utilize sempre produtos e sistemas licenciados, programas piratas sempre deixam “buracos” em seu sistema operacional que podem ser usados para invasões indesejadas e até roubos de informações.
- Tenha programas especializados de segurança da informação como antivírus e mecanismos firewalls de que protegem (firewalls) sua rede de dados e os mantenha sempre atualizadíssimo.
- Desconfie de links por aí sem uma análise prévia de quem te mandou e também do endereço descrito, normalmente os convites para reuniões virtuais como Zoom, Google Hangouts Meet e Microsoft Teams são sempre realizados por links que seguem um padrão, portanto, caso receba por exemplo um convite da ferramenta Zoom veja se ele começa com: https://zoom.us/
- Para evitar que qualquer desconhecido entre em sua videoconferência e tenha ações inadequadas em vídeo ou chat, utilize o recurso de senhas para acesso, identificação ou ID da reunião e também uma sala de espera. É de bom grado que um responsável como anfitrião valide a autorize os participantes.
Ultimamente a Zoom tem recebido críticas neste sentido, entretanto, a agilidade, transparência e qualidade nas correções são tão surpreendente quanto seu crescimento no mercado. Como anunciado e publicado por seu CEO Eric Yuan no canal oficial da empresa de dezenas de correções publicadas nos últimos dias.
Há também uma série de esclarecimentos de como funciona a criptografia dos dados durante uma reunião e nesta postagem fica claro sua metodologia e também dicas de proteção como utilizar o aplicativo oficial da Zoom para se conectar, este programa está disponível para a maioria dos sistemas operacionais como Microsoft Windows, iOS, Android e outros.
Se você administra ou cria uma reunião no Zoom siga estas dicas de proteção para aumentar ainda mais a segurança da sua sala virtual.
fontes: