Quais são as vantagens do gerenciamento de dados em nuvem?

Fazer a migração para a computação em nuvem pode ser um grande passo para a sua empresa, saindo dos modelos tradicionais e entrando na nova era do TI. Porém, muitas vezes, não basta ter uma migração eficiente — é preciso que o serviço seja gerenciado, rotineiramente, de forma a conseguir um melhor resultado e minimizar erros.

O gerenciamento de dados em nuvem, assim, é fundamental para que sua empresa consiga entregar soluções de qualidade para seus clientes, sem erros, com o máximo de excelência e sem comprometer o nome e a reputação da sua organização.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo nosso artigo e tire suas dúvidas.

O que é o gerenciamento de serviço em nuvem?

O gerenciamento de serviço em nuvem diz respeito à prática das empresas de analisar, controlar e gerenciar os dados que circulam no ambiente de cloud computing. Além disso, pode envolver o processo de implementação dos recursos baseados nesse modelo de computação, tais como:

  • aplicativos;
  • servidores;
  • bancos de dados;
  • sistemas de gerenciamento de conteúdo web;
  • mecanismos de segurança da rede;
  • mecanismos de verificação de desempenho, entre outros.

Como o gerenciamento de dados em nuvem é feito?

O gerenciamento de dados em nuvem pode mudar de empresa para empresa, de acordo com suas demandas e necessidades específicas. Porém, de modo geral, o que elas mantêm de semelhante é o uso de uma plataforma de gerenciamento, seja ela criada por terceiros, seja desenvolvida pela própria organização.

Esse gerenciamento variará de acordo com o tipo de nuvem que seu negócio utiliza. Por exemplo, as públicas são gerenciadas por um provedor de serviço de nuvem pública. Já as híbridas podem ser gerenciadas pela própria organização contratante — ou, então, elas podem contratar uma empresa provedora de serviço de gerência, que prestará todo o suporte necessário para a organização.

Por que você precisa investir nessa tecnologia o quanto antes?

Mas por que as empresas precisam investir em um serviço de gerenciamento de nuvem o quanto antes? Há uma série de vantagens para aquelas que começam a fazer isso desde já, tais como veremos a seguir.

Redução de custos

A partir do momento em que essa função fica com terceiros, você tem uma redução de custo operacional, gerada pela eliminação da necessidade de investimentos em centrais de dados, bem como por não precisar contratar especialistas em gerenciamento de serviços em cloud computing para realizar essa tarefa internamente.

O valor da contratação de novas pessoas (principalmente especialistas) é, na maioria dos casos, maior do que o pagamento pelo serviço para uma empresa especializada nessa demanda.

Segurança

O gerenciamento de serviço em nuvem, quando contratado, tende a ter alguns requisitos de segurança inclusos que são fundamentais para a proteção dos seus dados, como firewalls, verificação em duas etapas, monitoramento de tráfego, criptografia de dados, entre outros pontos fundamentais.

A segurança de dados é cada vez mais fundamental para todas as empresas. Isso, porque, como informação é um dos ativos mais importantes de toda organização, os cibercriminosos vigiam todo o tempo para saber o que fazer para obter dados sensíveis que podem ser vantajosos para eles, como informações bancárias e outros que podem facilitar fraudes.

Confiabilidade

Os serviços em nuvem estão sendo feitos de forma eficiente? Estão seguindo os protocolos de qualidade definidos pela empresa? Todas as operações estão sendo feitas de acordo com o proposto pela organização? O gerenciamento de serviços em nuvem auxilia a obter a confiabilidade das suas soluções e operações, por estarem de acordo com as especificações realizadas anteriormente pelo planejamento de negócios da sua empresa.

Vantagem competitiva

A partir do momento em que você conta com uma outra empresa para realizar uma função de gerenciamento, você tem esse tempo liberado para realizar outras funções internas em seu negócio. Assim, reduz-se o tempo destinado ao gerenciamento da plataforma e pode-se direcioná-lo para, por exemplo, desenvolvimento de soluções, testes, lançamento de novas versões e atualizações, entre outros.

Acesso a especialistas

Se você conta com uma empresa terceirizada para realizar o gerenciamento de nuvem, você poderá, por meio dela, ter acesso a especialistas que trabalham com esse tipo de função, de forma que seu serviço em nuvem estará em boas mãos.

Muitas empresas não têm, em seus quadros internos, profissionais com experiência em computação em nuvem, de forma que erros podem ocorrer e colocar em xeque a segurança e a eficiência das suas soluções. Por isso, quando a organização conta com um serviço terceirizado, ela tem acesso aos especialistas nessa área com os quais sua parceira conta. Até mesmo em caso de dúvidas ou problemas, um analista pode resolver a situação rapidamente, fornecendo aquilo de que você precisa.

É possível terceirizar esse serviço?

Como falamos ao longo deste artigo, sim, é possível terceirizar esse serviço, principalmente se você trabalha apenas com nuvem pública. Se, no caso, você está trabalhando com nuvem híbrida, pode, até mesmo, gerenciar essa parte do serviço, mas, se não contar com especialistas para realizar esse trabalho, o melhor é contratar o serviço terceirizado mesmo.

Dessa forma, você destina esse trabalho para aqueles que realmente sabem trabalhar com isso, de forma que se minimizem erros e se consiga um melhor resultado nas suas ações internas com cloud computing.

Na terceirização, pode-se abranger serviços como:

  • adicionais do G Suite;
  • cloud computing;
  • serviços pontuais, como migração e consultoria.

Porém, para que isso efetivamente funcione, é fundamental que trabalhar com uma empresa terceirizada séria, responsável e que tenha um trabalho impecável no que concerne à gestão de serviços em nuvem. Uma das opções para isso é utilizar os serviços BEST (Basic, Essential, Special, Top) da Clara Cloud, que oferecem uma experiência extraordinária para a realização do projeto em TI e suporte para as atividades internas da empresa.

E a vantagem é que você pode contratar a modalidade que mais se adequar ao seu negócio, dentro das categorias a seguir:

  • Basic: os especialistas auxiliam em incidentes ou casos específicos, além de fornecer uma série de materiais online para sanar dúvidas sobre o produto;
  • Essential: os especialistas também auxiliam na criação e configuração do ambiente G Suite e migração de dados para os provedores Google;
  • Special: o contato com os especialistas é mais aproximado, bem como toda a configuração do G Suite é feita por eles;
  • Top: os especialistas realizam não só o processo de gerenciamento, mas toda a migração do seu antigo provedor para o G Suite, atualizando, também, seu Google Drive e tomando conta de todo o painel de administração do negócio.

Quer terceirizar o gerenciamento de dados em nuvem da sua empresa? Então, conheça a Clara Cloud! Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP