Tudo o que você precisa saber sobre a Inteligência Artificial do Google

google-inteligenci-artificil

A Inteligência Artificial do Google está presente na sua rotina muito mais do que você pode imaginar

Nos últimos anos, mecanismos de inteligência artificial vêm se tornando uma realidade cada vez mais presente em nossa rotina. Muitas vezes nem percebemos, mas ela está lá. Empresas gigantescas estão criando estratégias a partir disso, e, uma grande referência é o desenvolvimento da inteligência artificial do Google.

Tudo o que consumimos no ambiente digital é envolvido na inteligência artificial. Os algoritmos estão aí para representar bem essa ideia. Que tal aprender mais sobre essa tecnologia? Preparamos este conteúdo para você ficar por dentro de tudo!

Voltando um pouco na história para se chegar na Inteligência Artificial do Google

Quando falamos em inteligência artificial, logo associamos a robôs ultra modernos que andam, falam e se comportam quase como humanos, dignos de filmes como “O Homem Bicentenário” e “A.I. – Inteligência Artificial”. Embora essa ideia fantasiosa nos permite refletir sobre esse tipo de simulação humana, é preciso entender o que realmente faz da IA, um ramo científico da computação.

Essa tecnologia busca construir engrenagens que possam simular a habilidade humana de formar uma linha de pensamento. Melhor dizendo, são máquinas inteligentes que resolvem problemas através de símbolos computacionais. Isso soa familiar para você? O computador, celular e televisão smart são exemplos reais dos feitos revolucionários da IA. 

E é aí que entra a inteligência artificial do Google. Por ser uma empresa AI-first,  seus produtos apresentam, de alguma forma, processos de aprendizado da máquina e inteligência artificial. Seja em seu principal recurso, como as buscas na internet, no seu e-mail ou no recurso de fotos dos smartphones Android. 

O objetivo é sempre trazer novas soluções, cada vez mais práticas e rápidas, para seus usuários, por meio da inteligência artificial. Por trás de cada recurso que o Google oferece para seus usuários, existe um sistema de softwares que podem captar padrões através de treinos com uma base real de dados.

A presença da IA no dia a dia

É inevitável, lidamos com a inteligência artificial do Google praticamente todos os dias de maneiras diferentes, sem perceber. Ela está nas coisas simples do cotidiano, como câmeras de celular, senhas de bancos, jogos digitais e corretores ortográficos. 

As funcionalidades da IA se esforçam o tempo todo para trabalhar as informações para que não existam problemas de espaço e oscilação.

As rotas que traçamos no Google Maps, os filmes e séries que assistimos nos serviços de streaming como a Netflix, as músicas e podcasts que ouvimos no Spotify, os documentos que armazenamos na nuvem do Google Cloud, alimentam o universo da IA. Isso porque, os dados gerados em cada plataforma são considerados valiosos algoritmos que fazem a roda girar. É por isso também que conteúdos específicos são recomendados e sugeridos na sua timeline e histórico de buscas.

O uso da inteligência artificial na nuvem

No sistema em nuvem, a inteligência artificial opera de maneira que as respostas a comandos e execução de atividades lógicas sejam feitas com mais assertividade e velocidade. O objetivo é integrar atividades em um sistema de coleta e armazenamento de dados, de hardware/software, interfaces inteligentes e práticas de segurança avançada.

Alguns exemplos disso são os conjuntos operacionais por voz, funções básicas do computador e a realidade virtual dos games. Além disso, podemos destacar casas inteligentes e integradas a redes completas e ainda, o auxílio de robôs na medicina.

Com a Inteligência Artificial do Google, o futuro é hoje!

Não é segredo de que a Google lança produtos para melhorar a interação com os usuários. Entre os dispositivos já em desenvolvimentos, destacamos:

👉 Melhoria da qualidade de imagens: A Google tem feito testes com ampliação de imagens de 8 x 8 pixels, o qual a inteligência artificial se mostrou apta a preencher, a partir de seu banco de dados, a imagem com baixa definição com mais pixels.

👉 Identificação de metástases de câncer: A IA consegue detectar 92,4% dos tumores, um percentual muito superior ao obtido pelos médicos, que representa 73%. O intuito não é substituir o trabalho médico, mas sim, otimizá-lo.

👉 Language Model for Dialogue Applications (LaMDA): Inteligência artificial do Google feita para conversar com você. Seu propósito é permitir que a conversa seja mais realista, tanto via texto quanto por voz.

👉 Redução de comentários tóxicos: A Google está desenvolvendo uma ferramenta chamada Perspective, em parceria com a Jigsaw, para eliminar ou reduzir comentários tóxicos nas redes sociais.

Embora ainda esteja em desenvolvimento constante, a inteligência artificial do Google está presente em boa parte dos dispositivos que utilizamos no dia a dia. Experimente a tecnologia em nuvem em seu negócio com o Google Cloud e sinta a diferença logo no primeiro dia. 

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP