Como migrar para nuvem de modo seguro e descomplicado!

4-razoes-para-migracao-nuvem-1024x512

Listamos 5 passos simples para você migrar para nuvem e já sentir a diferença logo de cara. 

Migrar para nuvem é um grande passo para modernizar o processo interno de uma empresa. Tanto que a maioria dos gestores estão implementando esse tipo de tecnologia para automatizar a segurança da informação. 

É fato que o processo de migração para a nuvem pode ajudar a prevenir problemas advindos de falhas de outros servidores operacionais. Estima-se que esse é o objetivo de 80% das empresas.  

Se a sua organização também pensa assim, mas ainda não sabe por onde começar, a gente te explica como migrar para nuvem em 5 passos simples. Vamos lá? 

Saiba como preparar sua equipe para migrar para nuvem 

Toda e qualquer mudança demanda atenção e paciência. E com a implementação de serviços em nuvem não seria diferente.  

Ainda existem muitos conceitos e problematizações enraizadas com quem trabalha diretamente com infraestrutura de TI. Pode ser que alguns colaboradores demonstrem certa resistência diante a fusão, mas entender que isso é completamente normal já é uma vantagem. 

Aquela ideia de ter o controle de documentos e arquivos em um local físico, faz com que tenham o sentimento de segurança absoluta no controle. Mas como tudo tem seus bônus e ônus, acabamos esquecendo que esses materiais podem ser danificados pelas simples alterações climáticas ou até mesmo riscos externos a longo prazo. 

Porém, o mundo digital é uma realidade há um tempo e as empresas precisam acompanhar essas transformações para oferecer processos melhores e ampliar seu crescimento. 

Confira a seguir como tornar a computação em nuvem bem sucedida através de estratégias inteligentes.  

1. Comece pelo planejamento! 

Ao elaborar um planejamento, por mais simplificado que seja, a empresa poderá alcançar o objetivo de forma muito mais efetiva. Ainda mais quando falamos de migração de algum sistema, como o cloud computing, tecnologia em nuvem.  

Vamos partir da premissa de que será necessário avaliar recursos financeiros e capacitantes para tal mudança. Sem contar que a busca por parceiros certos é o pilar de todo esse processo.  

De todo modo, é fundamental ter uma visão 360 de todos os benefícios que o programa pode oferecer para se ter uma dimensão de como vai funcionar no dia a dia.  

Quem considera remanejar os dados e migrar para nuvem, precisa testar a usabilidade do sistema de acordo com a demanda e necessidade da empresa.   

Escolhido o modelo, vale destacar que os colaboradores que irão lidar diretamente com a ferramenta precisam passar por um treinamento básico para fazer o uso da melhor maneira.  

2. As pessoas são peças-chave neste processo 

Um sistema sem a administração correta, dificilmente terá a performance desejada. Por isso, é preciso que as pessoas estejam dispostas a utilizar a ferramenta e sobretudo, saibam desfrutar de todos os benefícios.  

Agora, migrar para nuvem com segurança é importante ter o engajamento também da equipe de TI desde o início do projeto para evitar possíveis transtornos. Com o desempenho deles, será possível adotar medidas preventivas contra ataques ao provedor de cloud, por exemplo.  

3. Peça feedbacks para sua equipe 

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre o novo sistema, vale muito. Isso porque, dá para entender quais são os pontos que merecem mais atenção, quais são os receios da equipe e os motivos que podem causar uma certa resistência à mudança. 

O principal objetivo é coletar essas informações e desenhar novas estratégias para tirar as pendências desse tipo de serviço. 

4. Trace um objetivo assertivo e claro 

Como dissemos anteriormente, para desfrutar de todos os benefícios se faz necessário entender a ferramenta e saber utilizá-la. No entanto, até chegar em uma rotina favorável, muitas empresas avaliam o cenário para casar com o principal objetivo. 

É hora de definir o que vai ser trabalhado com a migração em nuvem. Se a empresa deseja otimizar tempo, espaço físico e agilidade com documentos digitais, ou se pretende criar um acervo de planilhas para que sejam acessadas em qualquer lugar, por exemplo. 

Ou até mesmo a união deles requer um cuidado especial. Isso fará com que os colaboradores tenham essa mesma percepção sobre a necessidade de migrar para nuvem. E consequentemente, alcançar o tão sonhado sucesso. 

5. Conte com apoio de especialistas 

O processo de migrar para nuvem exige conhecimento técnico, planejamento e experiência para trabalhar com as adversidades que posteriormente podem surgir durante o uso.  

O cuidado com esse serviço é de extrema necessidade, afinal, estamos tratando de informações únicas. Contudo, a equipe de TI pode ajudar a sua empresa a migrar para nuvem de forma tranquila e segura. 

Além disso, contar com o auxílio de empresas especializadas faz toda diferença na hora de expandir outras ideias de melhorias.  

Realizar testes é muito importante! 

Assim que a migração for feita, é interessante estabelecer um período de experiência para realizar testes para analisar desempenhos, corrigir falhas, verificar a compatibilidade, entre outras questões. 

Só com a total estabilidade é recomendável liberar acesso para toda empresa. Mas se mesmo assim houver uma certa insegurança, entenda que faz parte do processo, principalmente se ainda não há familiaridade com o universo digital.  

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP