CRM de vendas: otimize o seu negócio!

Para solucionar questões do setor comercial, como falta de controle dos contatos e dificuldades com os follow-ups, uma boa dica é utilizar um CRM de vendas. Com essa solução, o gestor é capaz de controlar e organizar melhor o atendimento e o caminho completo até o fechamento de negócios, com segurança e agilidade.

Quer saber como otimizar os processos comerciais e, ao mesmo tempo, implementar uma ferramenta com tecnologia em nuvem? Continue a leitura!

O que é CRM de vendas?

Um CRM é um sistema que une a tecnologia ao setor comercial a fim de gerenciar o relacionamento de uma empresa com seus clientes. Mas ele não é apenas um software: trata-se, também, de uma cultura de gestão que foca nas necessidades dos consumidores e apresenta a empresa de forma proativa e atenciosa.

É uma aplicação, criada em um contexto de transformação digital, que une atendimento, comercial e marketing e opera com a integração de dados sobre os compradores em um só local. O objetivo é organizar e monitorar a jornada deles e entender as suas dores, com antecipação de necessidades e propostas de resolução.

Por meio de um CRM de vendas, é possível tanto gerenciar a captação de novos clientes quanto fidelizar os já existentes. Assim, a empresa personaliza a experiência e as demandas de cada consumidor e fecha negócios de maneira mais natural.

Quais erros evitar ao utilizar um CRM de vendas?

Um CRM pode ser extremamente vantajoso para sua organização. Porém, se houver erros em sua implementação ou em seu uso, todos os esforços podem ir por água abaixo. Veja quais são os principais erros que não podem ser cometidos pela sua organização ao utilizar esse tipo de solução.

Não analisar e observar os dados oferecidos

Um dos principais equívocos é ter as informações disponíveis no sistema e não saber utilizá-las a seu favor. Por isso, periodicamente, avalie os dados obtidos por meio do sistema. De forma a tornar isso sistêmico, elabore relatórios periódicos.

Não definir as KPIs previamente

Quais são as métricas que devem, de fato, ser observadas e quais são dispensáveis, de acordo com seu modelo de negócio? Afinal, não adianta examinar todas as KPIs se muitas delas não trazem nenhum tipo de benefício para o negócio.

Com isso, seus analistas e gestores perdem tempo com análises infrutíferas e que agregam pouco para o desenvolvimento de uma boa relação com os clientes.

Ultrapassar as autorizações do cliente

Um erro comum é o gestor utilizar as informações contidas no CRM e invadir o espaço do cliente. Por exemplo, utilizar a base de dados de telefones celulares e e-mails para enviar conteúdo sem a prévia autorização.

Além de perder tempo e esforços, esse tipo de postura é invasiva e tende, muito mais, a afastar o seu público do que a aproximá-lo.

Quais os benefícios de um CRM de vendas?

Como falamos, o uso de um CRM é valioso e pode trazer uma série de vantagens para sua empresa ao longo do tempo, conseguindo aumentar a rentabilidade do negócio e, até mesmo, auxiliando em outras questões fundamentais. Veja os principais benefícios de um CRM de vendas a seguir.

Administração de contato com os clientes

Com o CRM, é possível administrar melhor o contato com os clientes e segmentar a interação com eles. A concentração de dados em um local favorece a recuperação rápida de informações relevantes.

Além disso, o fato de os sistemas estarem na nuvem contribui para que as informações estejam disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Assim, o consumidor não precisará informar todos os seus dados sempre que entrar em contato, por exemplo, e contará com um serviço mais rápido e alinhado às suas necessidades.

Organização do funil de vendas

Outra vantagem é a organização do processo do cliente no funil de vendas — também conhecido como ciclo de vendas —, representação estratégica da jornada do cliente, do começo do relacionamento até a compra. É possível acompanhar melhor o comprador nas etapas de topo, meio e fundo do funil por meio de uma abordagem específica para cada momento.

A nutrição de leads também ganha mais agilidade e eficiência com estratégias direcionadas ao convencimento de potenciais consumidores. A comunicação interna e a disponibilidade dos dados simplificadas favorece a produtividade das equipes e a melhoria de desempenho.

Relatórios de desempenho de vendas

Também é possível monitorar as operações, atividades e campanhas com relatórios e indicadores relevantes. A partir da visualização dos resultados, a tomada de decisão é mais certeira, pois compreende todos os aspectos importantes. O sistema fornece relatórios fáceis de compreender e insights valiosos para as equipes, que podem buscar melhores resultados.

Aumento nas vendas

Com o acompanhamento sistêmico e direcionado promovido pelo CRM, é possível elaborar medidas, com o devido embasamento, e conseguir potencializar as vendas do seu negócio.

Por exemplo, se o software aponta que determinado produto tem melhores resultados com uma determinada faixa etária, você pode direcionar seus esforços a fim de realizar uma divulgação eficaz nesse nicho, aumentando as possibilidades de conversão.

Integração com o WhatsApp

Uma das funções disponíveis em uma solução CRM é a integração com aplicativos de conversação, como o WhatsApp. Ele pode ser utilizado na melhoria da comunicação entre empresa e público.

Por exemplo, essa função pode ser utilizada para avisar seus potenciais clientes acerca de uma promoção que seu negócio esteja promovendo, comunicá-los sobre novos produtos, fazer pesquisas de mercado, entre outras ações possíveis.

Utilizar o WhatsApp pode ser uma forma interessante de conseguir se aproximar dos seus clientes. Afinal, estamos falando de um aplicativo que está ao lado do seu target todos os dias, praticamente o dia todo. Estar presente nessa plataforma gera uma aproximação muito maior do que o disparo de um e-mail, por exemplo.

Porém, para que essa estratégia funcione, é necessário que seu negócio dispare as mensagens apenas quando o cliente autorizar. Lembre-se de não ser invasivo e enviar conteúdos sem sua devida autorização.

Otimização de processos

O CRM também é caracterizado pela automação de processos e de atividades burocráticas. Isso ajuda as equipes internas a economizar tempo e a otimizar as operações, além de liberar os funcionários para funções mais estratégicas e criativas. É possível automatizar a nutrição dos potenciais clientes por e-mail, por exemplo, e gerenciar a personalização do conteúdo de forma fácil e prática.

O gerenciamento e a automação de tarefas permitem uma melhor organização dos processos diários, ajudando a lembrar quando e em quais horários os follow-ups devem ser feitos, o que é extremamente importante nas negociações de vendas ou até mesmo no relacionamento com os clientes.

Um CRM de vendas é muito importante para a gestão organizacional e a fidelização dos leads, simplificando a jornada e aumentando a satisfação dos consumidores. Trata-se de uma ferramenta útil para quem deseja melhorar as operações do setor comercial e assegurar resultados concretos nas vendas.

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