Uma tendência cada vez maior nas empresas que trabalham de forma direta ou indireta com tecnologia é a virtualização de servidores em nuvem. Segundo estimativa da Cisco, 92% de todo o tráfego de dados será processado em cloud computing.
Sendo assim, as organizações que não optarem por esse modelo poderão ficar para trás, e não só pelo fato de seus concorrentes se dedicarem a essa migração. Afinal, elas também perderão todos os benefícios que a virtualização de servidores pode trazer para os negócios.
Continue lendo e veja os cinco principais benefícios da virtualização de servidor e entenda por que você precisa contar com isso em seu negócio.
1. Otimização do espaço físico
A partir do momento em que há uma virtualização do servidor, não é necessário ocupar o espaço da sua empresa com Data Center físico. Isso reduz a necessidade de utilizar um local do negócio para isso, podendo destiná-lo para outras funções, tais como aumento da equipe, instalação de um novo setor, entre outros pontos que podem auxiliar no crescimento da organização.
2. Economia de energia
O uso de servidores físicos gera uma demanda energética muito alta. Além do próprio uso da máquina, também é necessário manter os sistemas de resfriamento dos servidores, o que acarreta maior gasto.
O uso da virtualização garante a instalação de múltiplas soluções em um mesmo servidor, minimizando a necessidade de mais equipamentos e proporcionando, consequentemente, menor gasto energético.
3. Maior segurança
A virtualização do Data Center auxilia a garantir um maior grau de segurança de dados, ponto fundamental quando falamos em uma era na qual as informações são o principal ativo dos negócios.
Um provedor confiável oferece todos os requisitos de segurança necessários para protegê-los e evitar problemas como invasões de cibercriminosos, perdas de dados por desastres tecnológicos, perdas de equipamentos, entre outros.
4. Facilidade de migração
Ao realizar a migração para cloud computing, o processo poderá ser muito mais rápido e fácil se você já tiver a virtualização de servidor implementada. Uma máquina virtual pode passar por um processo de migração da estrutura interna para a nuvem com maior facilidade, sendo o primeiro passo rumo à computação em nuvem.
5. Redução de custos
Um dos pontos mais importantes para as organizações é que a virtualização de servidores auxilia na redução dos gastos da sua empresa de TI. Isso porque um Data Center físico, há gastos fixos, tais como:
- aquisição de hardware;
- licenciamento;
- manutenção;
- energia elétrica;
- manutenção do espaço físico, entre outros.
Sem isso, a infraestrutura continua existindo, mas é outra empresa, terceirizada, que arca com isso para diversos clientes. Com isso, o valor final para seu negócio é reduzido.
A virtualização de servidores é fundamental para o novo tempo do TI. Sem isso, as empresas poderão ficar bastante deslocadas de seus concorrentes de mercado e perderem vantagens competitivas ao longo do tempo.
É importante ressaltar que não são todos os serviços de computação em nuvem que oferecem o processo de virtualização de servidores para as empresas. Por isso, é fundamental que, antes de escolher um servidor em nuvem, você observe se ele oferece esse tipo de opção, a fim de optar pelo ideal para seu negócio.
Quer mais dicas fundamentais para melhorar sua empresa de TI? Então, assine nossa newsletter! Você receberá mensalmente em seu e-mail os melhores artigos e informações sobre o setor.