WhatsApp Business revoluciona o atendimento online
15/12/2020Gestão de vendas mais eficaz com a ajuda da tecnologia
11/03/2021Novas tecnologias e recursos inteligentes fazem parte de uma infraestrutura de TI moderna
Com o imediatismo das informações, as empresas se vêm cada vez mais pressionadas a automatizar processos e atividades. Uma mudança importante nesse sentido é a modernização da infraestrutura de TI.
A facilidade de acesso e agilidade na demanda tornou-se um desafio urgente e inovador para a alta competitividade do atual mercado. Mas esta transformação digital ainda não chegou em grande parte das organizações brasileiras.
No conteúdo de hoje, iremos mostrar real importância de novas tecnologias para impulsionar a inovação na sua empresa. Acompanhe a seguir!
Saiba por que é fundamental reformular a infraestrutura de TI da sua empresa
O mercado está em constante evolução e é necessário que as empresas acompanhem esse processo, começando com a adequação de uma boa infraestrutura de TI.
Quando falamos em Tecnologia da Informação, logo associamos apenas em hardware, software e banco de dados, por exemplo. Mas o conceito vai muito além disso.
Ao ter a iniciativa em modificar o modus operandi da empresa, é possível reconhecer a quantidade de ferramentas ociosas que vão acabam fazendo parte de um acúmulo interno desnecessário.
O desuso de dispositivos e softwares tende a ser crescente ao longo do tempo. Porém, para implementar completamente a modernização de uma infraestrutura de TI é preciso frequência e acompanhamento na aplicação das estratégias.
Empresas que investem em modelos de negócio modernizados, dificilmente irão romper sua fortaleza diante a concorrência. Aquelas que rejeitam esse tipo de inovação acabam sendo fadadas a receber os mesmos resultados, sem ao menos mudar a perspectiva.
Por onde começar?
Primeiramente, é necessário delimitar um ponto de partida para se ter uma visão ampla do plano de ação.
Ao realizar um mapeamento do inventário e infraestrutura atual é que se pode analisar quais ativos foram adquiridos, as condições do parque tecnológico da empresa, a variedade de sistemas, os equipamentos utilizados e outros elementos que compõem gerenciamento de dados digitais.
Entre os infinitos caminhos que se pode percorrer para efetivar a reformulação da infraestrutura de TI, cloud computing (computação em nuvem) mostra-se o mais assertivo e seguro deles.
Como toda mudança desperta resistência, ainda são postos empecilhos para migrar diretamente para a nuvem.
Algumas organizações têm um medo muito grande quanto à segurança de dados. Há casos de gestores que acreditam manter arquivos físicos porque acreditam ser mais seguro, se sentem mais no controle.
Mesmo que a empresa disponha de uma informática hiper tecnológica, ainda assim corre risco de ataques de hackers, erros, acidentes e até problemas com oscilação de energia elétrica.
O armazenamento de dados em nuvem é muito mais seguro do que sistemas físicos. Atualmente, as informações que são jogadas na internet são asseguradas por recursos avançados de criptografia, recuperação e bloqueio contra qualquer tentativa suspeita de invasores.
Além disso, com as ferramentas alojadas na nuvem, a equipe tem maior facilidade e rapidez para localizar documentos e trabalhar com outros colegas no andamento de determinado projeto de forma simultânea.
As cargas de trabalho funcionam independente ou dispositivo utilizado para tal.
As grandes vantagens de uma infraestrutura de TI moderna
1. Escalabilidade na dinâmica de trabalho
A versatilidade que a modernização dos serviços de TI oferece contribui para que qualquer empresa consiga elevar suas transações, processos e números de usuários de maneira bem prática e em tempo real.
Outro ponto muito interessante da escalabilidade é o trabalho inteligente que a ferramenta opera dentro das demandas da organização. E por falar em necessidade, o usuário pode contratar os serviços apenas com as funções que serão úteis para o negócio.
A possibilidade de aumentar ou reduzir o pacote dos recursos contratados é feita de modo prático e intuitivo, tendo o suporte da própria instituição de informática.
2. Maior confiança e segurança dos dados
A segurança da informação nas empresas é uma preocupação importante que deve ser priorizada. Com a modernização da infraestrutura de TI, o armazenamento de dados passa a ser criptografado pelos recursos da nuvem.
As políticas e as práticas de segurança garantem maior confiabilidade diante um rigoroso controle de acesso e proteção. Dessa forma, o sistema é preservado contra possíveis riscos de ataques através de outras ferramentas, como o antivírus.
3. Oportunidade de adotar novas estratégias
A empresa que aposta em uma infraestrutura de TI moderna, além de contar com sua funcionalidade, tem mais chances de ter uma equipe focada em estratégia.
Esse benefício se dá à otimização de processos, em que tarefas operacionais e repetitivas deixam de fazer parte da rotina de trabalho. Com isso, os gestores e equipe concentram energia em estratégias inovadoras.
4. Maior disponibilidade
Todos os dados armazenados ficam disponibilizados em uma base inteligente disponível sempre que necessário.
A disponibilidade do data center deve ser entregue em todo ambiente organizacional para o pleno desempenho dos servidores em nuvem.
Investir na modernização desse setor contribui para a inovação
A relação com o consumidor vem se transformando de uns tempos para cá, ele está mais exigente e informado. Grandes empresas entenderam isso e se reinventaram para atender esta demanda e fugir do conceito tradicional engessado do passado.
Aproveitar as vantagens que uma infraestrutura de TI tem a oferecer é a estratégia mais assertiva. Com processos otimizados e armazenados em nuvem, comprova-se um aumento de produtividade das equipes e descobertas de negócios.
A reformulação para esse novo modelo de trabalho, promove uma flexibilidade e agilidade simultânea de modo que os profissionais de TI ficam livres para operar estrategicamente para a empresa.