Empresas de Cloud: saiba como escolher o fornecedor ideal

A era da transformação digital não perdoa aqueles que se recusam a modernizar seus processos internos. Afinal, a concorrência é cada vez maior, e as empresas precisam se adequar a esse novo momento, principalmente aquelas que trabalham com TI.

Se a sua organização ainda não fez a migração para cloud computing, pode ter certeza de que está atrasada e perderá espaço para seus concorrentes. Porém, para que a adesão ocorra adequadamente, é necessário contar com uma parceira que seja, de fato, especialista nesse tipo de serviço.

Vamos mostrar os principais pontos que devem ser observados para fazer a escolha certa da empresa de cloud e obter melhores resultados. Boa leitura!

Pesquise os tipos de serviço oferecidos

A empresa realmente fornece todas as soluções de que seu negócio necessita para fazer a migração para cloud computing? Afinal, cada organização tem as suas demandas, que podem ir além dos serviços básicos que algumas organizações oferecem. Por isso, um ponto importante é levantar tudo de que seu negócio precisa de uma empresa de cloud, para que você faça a escolha mais acertada.

Imagine, por exemplo, que você contrate uma organização para realizar a hospedagem de uma solução na nuvem. Porém, essa solução, devido à sua natureza, exige um protocolo mais incisivo de segurança, para proteger dados sensíveis, e a fornecedora contratada não oferece esse tipo de personalização. Sua empresa terá que arcar com o prejuízo de uma quebra de contrato. Bem ruim, não é mesmo?

Acompanhe como é feito o suporte ao cliente

Uma empresa não deve ser avaliada apenas pela qualidade do serviço prestado nos momentos em que tudo está funcionando, mas também por como ela atua nos momentos de crise e problemas.

Ela pode ter os melhores serviços, mas, se não oferecer um bom suporte ao cliente, o resultado poderá ser desastroso.

Imagine, por exemplo, que ocorra uma falha de disponibilidade que comprometa o uso das soluções hospedadas no serviço de cloud. Seus gestores entram em contato com a empresa responsável pelo serviço, mas há indisponibilidade de atendimento, o especialista responde com má vontade ou, ainda, não consegue resolver a situação com presteza. O que acontece?

Mais estresse e aborrecimento, além do prejuízo inerente à situação de impossibilidade de uso do serviço, que pode comprometer financeiramente sua empresa.

Escolha empresas parceiras de gigantes do mercado

Uma empresa prestadora de serviço de cloud computing com certeza sabe a importância de andar lado a lado com as melhores do mercado, não é mesmo? Afinal, elas oferecem as melhores soluções, com a melhor performance e com as ferramentas de que sua empresa necessita para crescer.

Assim, se você deseja contar com uma empresa facilitadora de serviços na nuvem, confira se ela tem como aliada alguma das organizações a seguir:

  1. Google Cloud;
  2. Microsoft;
  3. Kaspersky;
  4. Neverware;
  5. Freshworks;
  6. 2BrightSparks.

Avalie as políticas de segurança da empresa

Toda organização que, de alguma forma, presta serviço relacionado a cloud computing precisa priorizar a segurança de informação. Afinal, cada vez mais esse é um ativo fundamental para as corporações, sendo parte do core business da maioria delas.

Por isso, é fundamental que a empresa tenha políticas de segurança bem consolidadas. Afinal, estamos falando de um ambiente no qual são hospedadas soluções com sistemas exclusivos, que são segredos de negócio. Também, devemos considerar que é nesse ambiente que são hospedados dados sigilosos (nome, dados bancários, telefone, entre outras informações sensíveis dos seus clientes).

O impacto de um vazamento pode ser catastrófico para sua organização. Pense, por exemplo, no que ocorreria se o banco de dados de seus clientes fosse obtido por cibercriminosos. Eles poderão utilizar essas informações para fraudar transações bancárias do seu público, e quem sai responsabilizado por isso é o seu negócio.

Por esse motivo, essa é uma parte que não pode deixar de ser observada por você na hora de escolher a melhor empresa prestadora de serviços de cloud computing. Caso ocorra algum problema, a crise poderá ser severa.

Então, confira se o SLA (Service Level Agreement) menciona qualquer informação sobre segurança e privacidade de dados. Além disso, verifique se a prestadora do serviço também oferece personalização das políticas de segurança, para que você possa aumentar os protocolos, caso seja necessário.

Confira a reputação da empresa no mercado

A empresa é bem-vista por parceiros grandes do seu mercado? Ela atende às necessidades dos clientes dela? Observar esse ponto é fundamental. Afinal, se ela não entregar alto desempenho para seu negócio, o serviço que você oferece para seus clientes poderá ficar prejudicado.

Imagine, por exemplo, sua aplicação não estar disponível para o cliente final devido a uma indisponibilidade constante do provedor de serviço de cloud computing? O adquirente do serviço poderá romper o contrato, e sua empresa ficará com uma imagem prejudicada tanto com ele quanto com o mercado em geral.

Uma forma de conferir a reputação da potencial parceira é verificar fóruns, redes sociais e blogs que mencionem a organização e ver se os feedbacks são mais positivos ou negativos.

Outros sites especializados em acompanhamento de reclamações de serviços também podem ser observados, como Reclame Aqui, Proteste e Consumidor.

Observe se a empresa se mantém atualizada sobre o mercado de cloud

Se uma empresa focada na área tecnológica não acompanha as principais novidades do mercado nesse setor, algo está errado, não é mesmo?

A prestadora do serviço de hospedagem em cloud precisa acompanhar o que há de lançamento no mercado, as principais tendências, o que está sendo mais solicitado pelos contratantes do serviço, entre outros.

Afinal, normalmente, quem solicita os serviços de hospedagem cloud são organizações que lidam com tecnologia e inovação; por isso, elas não podem ficar atrasadas no que concerne a essa questão. Assim, se a empresa fornecedora do serviço não está atenta a essas questões, é bom tomar cuidado!

A escolha de uma empresa de cloud responsável é fundamental para que sua organização possa aproveitar todos os benefícios dessa inserção nesse novo contexto de transformação digital. Por isso, é importante seguir nossa dicas e fazer a melhor escolha para seu negócio.

Quer contar com uma verdadeira parceira para você e que adote todos os pontos de que falamos acima? Conte com a Clara Cloud! Entre em contato e converse com um de nossos consultores!

Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP