Entenda por que sua empresa precisa do Google Workspace

Este mês (Outubro/2020) o Google anunciou o novo nome para sua marca, antiga G-Suíte. de cara nova, Google Workspace, apresentou, além da mudança no nome, diversas mudanças em seus serviços.

Trazendo o conceito de poder se conectar, comunicar, criar e colaborar de qualquer lugar, o Google Workspace conta com ferramentas mais conectadas – que proporcionam maior integração entre colegas de trabalho -, sugestões inteligentes, e soluções flexíveis.  

Houve também, uma alteração nos antigos planos, para que possa se adequar ao perfil de cada empresa que busca transformação digital em seu negócio, para que enfrentam seus desafios de forma remota. Todos os planos disponíveis incluem os serviços: Gmail, Drive, Meet, Agenda, Chat, Documentos, Planilhas, Apresentações, Keep, Sites, Forms e Currents. 

Soluções Google são cada vez mais utilizadas pelas organizações como uma forma não só de se profissionalizar, mas também de ter em seu ambiente de trabalho os melhores parceiros tecnológicos, que renderão os melhores resultados para seu negócio.

Um dos primeiros produtos que são implementados é o Google Workspace, um pacote de ferramentas organizacionais que são essenciais para uma gestão de processos realmente eficiente.

Vamos mostrar a você como ele funciona, suas vantagens e como pode ser fundamental contar com uma empresa terceirizada para realizar a implementação desse pacote em seu negócio. Boa leitura!

O funcionamento do Google Workspace

O Google Workspace é um serviço Google para empresas que tem como objetivo simplificar o dia a dia no negócio. Ele é o antigo G-Suíte, que ganhou novas funcionalidades nos últimos anos, a partir de sua adesão ao Google Apps.

Ele oferece recursos mais robustos, potencializando as ferramentas básicas do Gmail, que estão presentes nas contas gratuitas.

Ele inclui, por exemplo:

  • nome de domínio personalizado;
  • suporte técnico 24 horas, seja por telefone, e-mail ou online;
  • não aparecem mais os links patrocinados pelo Google;
  • aumento do armazenamento em nuvem (1 TB por usuário, caso tenha menos de 5 usuários cadastrados);
  • uso do Hangouts;
  • gerenciamento remoto por dispositivos móveis;
  • análise de tendências de uso (elaboração de relatórios e auditorias);
  • login único para acessar todas as ferramentas comerciais do Google;
  • compartilhamento do calendário entre vários colaboradores;
  • seu logotipo pode ficar exposto na interface do Google;
  • Google Cloud Search;
  • uso do eDiscovery (solução de investigação digital);
  • uso de plataforma para desenvolvimento de aplicativos;
  • uso do Google Vault, permitindo o arquivamento, retenção, pesquisa e exportação dos dados da organização;
  • informações sobre gerenciamento de dispositivos.

Com essas vantagens, sua empresa consegue ter acesso ao que há de melhor dos serviços Google por um preço consideravelmente baixo, sendo uma ótima opção principalmente para as pequenas empresas.

Seu uso se torna recomendado quando os serviços gratuitos do Google não são mais suficientes para seu negócio. Por exemplo, se há a necessidade de ter um domínio personalizado, já não é possível contar com as opções gratuitas.

O Google Workspace oferece as ferramentas necessárias para que seu negócio dê início a um crescimento mais maduro e consiga expandir-se no mercado com maior qualidade e eficiência em suas ações.

É importante deixar claro que o Google oferece três pacotes empresariais do seu suíte:

  • Business: Starter; Standard; Plus.
  • Enterprise.

Para escolher qual deles é o melhor e mais vantajoso para seu usuário, é importante verificar quais tipos de recurso seu negócio demanda e o quanto pode gastar por eles no presente momento. Muitas vezes, você poderá pagar pelo pacote mais robusto (Enterprise), mas, na verdade, suas demandas já seriam devidamente atendidas com um intermediário (Business).

Vantagens do Google Workspace

O Google Workspace pode ser uma opção extremamente interessante para seu negócio, principalmente se ele está começando agora e precisa de soluções mais profissionais para utilizar no dia a dia. Veja as principais vantagens a seguir.

Maior facilidade de uso

A maioria dos colaboradores já está acostumada com o design e usabilidade das soluções Google, já que boa parte dos usuários utiliza os recursos da empresa em suas vidas privadas. Além disso, o próprio design das soluções Google é bastante intuitivo, de forma que não é difícil para que seus colegas consigam adotar as ferramentas de forma completa.

Segurança de dados

Os usuários que utilizam Google Workspace contam com todas as tecnologias de segurança da informação oferecidas pela Google, uma das grandes especialistas e gigantes do mercado nesse quesito.

A empresa aplica uma série de protocolos para minimizar as tentativas de cibercrimes, vazamentos de informações, entre outros. Por exemplo, a ferramenta de verificação e rastreamento de ações permite aos gestores encontrar em que ponto ocorreu uma ação que colocou em xeque a integridade das informações internamente.

Maior facilidade de comunicação interna

Ferramentas como o Google Hangouts e a possibilidade de os times editarem documentos de forma conjunta permitem uma melhor comunicação entre os membros das equipes. Isso minimiza as chances de falhas.

Além disso, caso alguém tenha uma dúvida sobre as tarefas, ela pode ser resolvida imediatamente, em tempo real, não atrasando o cumprimento dos prazos.

Melhor organização de processos

Com a possibilidade de gerenciamento de dados remoto por múltiplos usuários, é possível que as equipes consigam ter maior consciência de como os processos ocorrem, qual deles depende das ações de outros setores, o que necessita ser realizado com maior prioridade, entre outros.

Assim, a partir do uso do Google Workspace, torna-se mais fácil não só organizar os processos, mas também observar em qual situação está cada uma das tarefas, de forma a identificar quem deve ser cobrado e o que deve ser feito, minimizando atrasos e falhas e, consequentemente, reduzindo custos para realização de tarefas.

Profissionalização da sua empresa

Se o seu negócio está começando agora, contar com o Google Workspace pode ser uma oportunidade incrível para expandir suas atividades e dar o ar profissional de que sua empresa necessita para conseguir aumentar sua cartela de clientes e se solidificar no mercado.

Afinal, há um nível de qualidade que as organizações necessitam alcançar para que consigam ampliar suas ações e ser consideradas sérias no mercado.

A importância de contar com uma empresa especializada para o processo de implantação

Diante do que falamos, é fácil perceber que o Google Workspace é um aliado fundamental para seu negócio. Porém, para aproveitar todas as vantagens, a implementação deve ser feita de forma adequada. Caso contrário, os resultados podem ficar aquém do esperado.

Por exemplo, os usuários podem não saber utilizar todos os recursos ou a solução não ser aplicado de forma a realmente explorar todos os potenciais do negócio. Para conseguir isso, é fundamental contar com uma empresa especializada em serviços Google, que realizará toda a análise da atual conjuntura da sua organização para encontrar os pontos de atenção para que a adesão seja feita corretamente.

Quer contar com a melhor implementação do Google Workspace em seu negócio? Entre em contato com a Clara Cloud e tire suas dúvidas sobre o tema!

 

 

 



Nos acompanhe nas redes e saiba dos conteúdos em primeira mão

Posts recentes

Sobre a Clara

A Clara Cloud Services existe para surpreender o cliente com a gestão de tecnologias para de forma simples gerar resultados extraordinários com grande atuação humana.


Contatos

(11) 3588-4163

contato@claracloud.com.br

meajuda.site

 

Redes Sociais

Horário de Funcionamento

De Seg a Sexta – Feira
das 8h30 às 17h30

Endereço

Rua Deputado Lacerda Franco, 300
3º Andar Cj32
Pinheiros / SP