Jornada Cloud: Como armazenar, gerenciar e proteger documentos na tecnologia em nuvem?

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É simples e prático: saiba por que a tecnologia em nuvem pode revolucionar o modus operandi da sua empresa

A tecnologia em nuvem chegou para trazer mais facilidade e segurança às informações que são armazenadas no ambiente digital. Porém, esta condição está passível a ataques cibernéticos que podem colocar tudo a perder.

Para evitar que isso aconteça é preciso entender a importância de realizar a jornada cloud da melhor forma para armazenar, gerenciar e proteger documentos da organização.

Quer saber como integrar a tecnologia em nuvem de modo seguro? Continue lendo este post e saiba como ter mais produtividade e organização na sua empresa!

Por quais motivos a tecnologia em nuvem é tendência no mercado?

A tecnologia em nuvem, ou cloud computing, permite o armazenamento, organização e proteção de arquivos digitais sem ocupar espaço da memória do computador, servidor local ou até mesmo do smartphone.

Seu sistema foi projetado para oferecer a segurança necessária dos dados armazenados. Além disso, a disponibilidade das informações facilita e muito o acesso dos usuários, que pode ser feito de qualquer dispositivo conectado à internet.

Atualmente, existem grandes plataformas que trabalham com computação em nuvem, como o Google Cloud. Nele, os dados e informações coletadas ficam protegidas em um sistema totalmente eficaz e responsável por garantir alto poder de disponibilidade e gestão.

A flexibilidade é uma das maiores vantagens da tecnologia em nuvem. Isso foi ainda mais comprovado durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, onde o Google Cloud manteve um crescimento de receita muito forte de 43%.

Estima-se que o mercado global de infraestrutura de nuvem pública deve crescer ainda 35% em 2021, alcançando a marca de U $120 bilhões. Sem dúvida, a tecnologia em nuvem é uma tendência que veio para ficar.

Mas afinal, como armazenar e gerenciar os documentos na nuvem?

Para iniciar a sua jornada cloud com eficiência é fundamental ter em mente que as escolhas certas podem fazer toda a diferença. Por isso, listamos para você algumas dicas de como organizar os documentos na nuvem com o máximo de aproveitamento.

Confira agora!

1. Eleja sua ferramenta de armazenamento

Já existem grandes plataformas de inteligência em nuvem que possibilitam o armazenamento em massa de arquivos, como é o caso do Google Drive também.

Sendo uma ferramenta colaborativa do Google Workspace, o Drive assegura a proteção e compartilhamento dos documentos a qualquer hora e em qualquer lugar, tanto em computadores quanto em aparelhos móveis.

Porém, há outras opções de softwares que atendem às mesmas necessidades com diferenciais bem interessantes como o BigQuery, produto da Google Cloud Plataform.

O sistema de armazenamento do BigQuery foi desenvolvido para agilizar seus negócios, com uma performance altamente escalável e com a facilidade de compartilhar insights.

2. Faça a digitalização dos documentos físicos ainda em uso

Imagine a seguinte situação: todos os arquivos da empresa foram migrados para o sistema de tecnologia em nuvem. Mas, na hora de procurar um documento antigo, você se deu conta de que ele não foi digitalizado e inserido no novo contexto.

Localizá-lo pode levar um tempo que poderia ser perfeitamente otimizado se o mesmo estivesse na jornada cloud. Portanto, digitalize os arquivos físicos também. Vai ser útil tanto para a agilidade quanto para sua segurança, já que é importante ter uma cópia na nuvem.

3. Organize os dados em arquivos e pastas

Para ter um excelente aproveitamento da ferramenta, é necessário alocar os dados e os arquivos de forma lógica em um sistema entendível – e padronizado – de organização.

O mesmo conceito da antiga organização física deve ser feito no ambiente virtual em nuvem. Pode parecer trabalhoso no começo, mas é simples de estruturar o processo de classificação e armazenamento de documentos, fotos e vídeos.

Em 3 passos básicos, você consegue manter a organização dos arquivos sem aquela insegurança de perder algum pelo caminho durante a transição. Veja abaixo:

  • Comece pela revisão de todos os itens que serão migrados na nuvem;
  • Utilize palavras-chave no título para localizar o documento quando precisar. É muito fácil e rápido;
  • Separe por pastas os assuntos e/ou setores dos arquivos de destino.

Tendo estes conceitos bem claros com a equipe, torna-se mais fácil ordenar os dados e as informações, e assim, valorizá-los com o ótimo funcionamento da ferramenta.

4. Crie segmentos das pastas na tecnologia em nuvem

Depois de organizar os arquivos com uma identificação estratégica, é interessante segmentar as pastas e arquivos para reduzir as chances de duplicação no servidor.

Esse método ajuda o usuário a localizar os documentos salvos na nuvem com facilidade, seja para o cenário profissional ou para fins domésticos. Nada melhor do que ter uma ferramenta organizada e de fácil acesso.

5. Elabore um guia de uso para toda a equipe

Como toda integração de uma nova ferramenta, é necessário fazer o onboarding com a equipe para que todos saibam como usá-la de forma correta e padronizada.

O treinamento serve para mostrar as funcionalidades da tecnologia em nuvem e como sua utilização pode ser simples e fácil de ser seguida. Este é o principal objetivo da migração para o sistema: simplificar processos para focar nas ações estratégicas do negócio.

Os benefícios da jornada cloud podem surpreender sua rotina. Entre em contato com uma empresa focada na transformação digital de seus clientes, modernizando suas cargas de trabalho com uma infraestrutura de alta performance.

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